Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Pautas que ganham mais visibilidade a cada dia e por que você não pode ficar de fora dessa

Roberta Andrade de Roberta Andrade
16 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Vem crescendo no varejo o número de empresas que já nascem com as causas de diversidade e equidade como parte do seu propósito e DNA. Elas são fáceis de identificar, pois tal posicionamento está desde o desenvolvimento de seus produtos e serviços, até a entrega, comunicação, posicionamento e relacionamento com o cliente.

Seus processos de governança são claros e abertos. Elas divulgam seus dados com orgulho, o que atrai também a atenção de investidores.

Mas se a sua empresa não nasceu com esse propósito inicial, não significa que você não pode ou deve promover ações que refaçam os trilhos que foram definidos lá atrás. Afinal, o mundo, o mercado e o seu cliente mudaram. E a sua empresa talvez precise mudar também.

Qual o benefício ao promover maior diversidade dentro das empresas de varejo e consumo?

Diversidade é uma das principais pautas de âmbito social que compõem as agendas das empresas que adotam as políticas de ESG (que trata de questões ambientais e sociais sob os princípios da governança). O movimento cresce de forma exponencial, independente do tamanho da empresa.

Faz parte de promover a diversidade e equidade, formar times culturalmente diversos, com as mesmas condições de trabalho e a mesma tratativa profissional, permeando todos os níveis hierárquicos da empresa, seja ele em nível operacional, tático ou estratégico.

Como as empresas que atuam sob a pauta ESG enfrentam menos problemas jurídicos, seja por questões ambientais ou trabalhistas, além de estarem menos suscetíveis a fraudes, elas vêm atraindo mais atenção de investidores. Estudo realizado pela EY aponta que 99% dos investidores tomam decisões de investimento de acordo com as ações ESG que são divulgadas pelas empresas.

Ações como essas deixam a empresa mais atrativa e impactam diretamente na decisão de compra do consumidor. O consumo das famílias é a principal referência do volume que o varejo como um todo movimenta no País. Isso representa um impacto de cerca de 50% no PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos anualmente). Sendo assim, o mercado de varejo e consumo no Brasil oferece excelentes oportunidades.

O que fazer para se engajar mais com diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo?

Um movimento que muitos estão adotando para se aproximar, conhecer e contribuir mais ativamente com o tema é formar grupos com o objetivo de criar redes de apoio a empreendedoras. Ao contar com uma rede de apoio, elas aumentam as chances de conseguir fazer com que os negócios prosperem.

Essa é uma excelente forma de apoiar essa causa e conhecê-la um pouco melhor, implementando-a com mais propriedade no seu negócio.

Matéria publicada na Forbes alerta que a inclusão de mais empreendedoras pode aumentar o PIB global em US$ 5 trilhões. A publicação traz dados de uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em 100 países e mostra que empresas fundadas por mulheres têm menos chances de se manterem ativas por falta de capital humano, social e financeiro. Ou seja, elas encontram dificuldades em contar com as redes de apoio já existentes, que abraçam com maior receptividade empreendedores do sexo masculino.

Boas redes de apoio contam com 3 princípios básicos:

  • recursos e orientações para alcance dos objetivos;
  • empreendedores que, juntos, tragam diversidade cultural;
  • treinamento formal e interações informais entre as pessoas.

O que você está fazendo hoje para garantir a relevância e saúde financeira da sua empresa em um futuro próximo?

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Shuttersrtock

Postagem anterior

Reputação x finanças: o quanto vale a reputação de uma empresa?

Próxima Postagem

Antecipação da Páscoa e qualidade no centro das operações marcam feriado da Ferrero

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ferrero

Antecipação da Páscoa e qualidade no centro das operações marcam feriado da Ferrero

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.