Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O “momento Kodak” do varejo brasileiro

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
23 de fevereiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em um curto período, notícias preocupantes chacoalharam o varejo brasileiro. Americanas reportou dívidas não contabilizadas superiores a R$ 42 bilhões e, em seguida, entrou em recuperação judicial. Lojas Marisa e Tok&Stok anunciaram planos de reestruturação e renegociação de dívidas. Livraria Cultura teve a falência decretada pela Justiça de São Paulo, decisão temporariamente suspensa, por conta de um recurso da empresa. A lista não deve parar por aí.

Afinal, o que está acontecendo? Seria o acúmulo de problemas nesse início de ano apenas uma terrível coincidência?

Infelizmente, não. Estamos testemunhando um processo que ainda está longe do final. Não apenas no Brasil, mas em todo o planeta, varejo não é mais o que era antigamente. E apesar de ter gente surfando bonito a onda da transformação, há também os que estão tomando caldo. Quem não se mexer corre risco. O varejo está vivendo, sem dúvida, o seu ‘momento Kodak’.

Aqui cabe uma explicação. Há cerca de um ano publicamos, aqui mesmo neste espaço, um artigo que deu o que falar. O título dizia: “Shopping Centers estão vivendo seu ‘momento Kodak’”. Algumas pessoas, que leram apenas o título, acreditaram que estávamos prenunciando o fim dos shoppings. Obviamente, não era nada disso. Quem se deu ao trabalho de ler o artigo (e agradecemos às centenas de milhares de pessoas que fizeram isso) entendeu que estávamos enviando um alerta para os centros comerciais.

A Kodak tinha a tecnologia digital e uma janela de tempo para se adaptar às mudanças que afetariam seu negócio. Simplesmente não conseguiu evoluir e definhou, abraçada às câmeras, rolos de filmes, máquinas de processamento fotográfico, materiais químicos e papel para imprimir fotos.

Nosso artigo afirmava que, assim como a Kodak, os shoppings também tinham algum tempo para evoluir seu modelo de negócio. Precisavam apenas começar logo a jornada, em vez de ficarem apegados a um formato que se mostrou tão bem-sucedido por tanto tempo.

Pois bem. Algo parecido está acontecendo neste momento com o varejo. No entanto, essa janela de tempo está se encurtando rapidamente, por conta de aceleradores externos, tanto os econômicos, quanto os tecnológicos e comportamentais. A sequência de desastres no âmbito do varejo nacional é um sinal vigoroso de que é melhor apressar o passo na direção do futuro.

Processos estruturais dificilmente produzem resultados imediatos, sejam eles positivos ou negativos. Em outras palavras, o problema não começou agora nem possui uma causa única. Foi produzido pelo acúmulo de rachaduras no modelo de negócio desses varejistas, negligenciadas ao longo do tempo. Da mesma maneira, as medidas tomadas não terão efeito instantâneo. O conserto leva tempo.

Quando observamos as estratégias dos grandes grupos varejistas nacionais e internacionais, com sua atuação omnichannel, investimentos na construção de grandes bases de dados de clientes, exploração da inteligência artificial para elevar eficiência e produtividade, mudança nas funções das lojas físicas e diversificação de receitas por meio da oferta de serviços variados, percebemos o quanto o negócio mudou nos últimos anos.

Diversas empresas brasileiras se aventuraram com sucesso na construção do novo. Por outro lado, a lista dos que estão atrasados é enorme. É preciso apertar o passo. Esse contingente de varejistas em risco engloba ainda uma quantidade impressionantemente grande de pequenos varejistas, muitos deles desorientados diante de mudanças tão velozes e profundas.

É um pessoal que ainda separa o analógico do digital, usa a loja apenas como ponto de venda, não tem clientes cadastrados nem estratégia para venda ativa, e que avalia seu time pelas vendas que ele produz. Desse jeito, encontrarão muitas dificuldades para competir e produzir resultados.

Um último alerta: a aceleração no processo de transformação do varejo brasileiro, evidentemente, terá importantes impactos nos shopping centers. Mas isso é assunto para uma outra ocasião.

Por enquanto, vamos nos ater ao principal: o ‘momento Kodak’, pelo qual passam varejistas e shopping centers, não é uma sentença de morte. Pelo contrário. É um convite à sobrevivência. Mãos à obra, portanto.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Penalty e NBB lançam bola personalizada para jogo das Estrelas do NBB

Próxima Postagem

A era da campanha hiperpersonalizada – para o cliente certo, na hora certa

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Chegou a era da campanha hiperpersonalizada – para o cliente certo, na hora certa

A era da campanha hiperpersonalizada – para o cliente certo, na hora certa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.