Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Franquias de alimentação lideram ranking das maiores do Brasil

Cacau Show, McDonald's, Subway e AM&PM estão entre as 10 maiores

Larissa Féria de Larissa Féria
13 de fevereiro de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos
Franquias de alimentação lideram ranking das maiores do Brasil
[the_ad id="169690"]

Com 36% de participação, as franquias do setor de alimentação continuam liderando o ranking das maiores do Brasil da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Entre as 10 primeiras, quatro são do setor. A rede Cacau Show alcançou o primeiro lugar da lista, com 3.763 operações, contra 2.827 no período anterior, um crescimento de 33,1%.

[the_ad id="138406"]

“A Cacau Show nunca mirou assumir o primeiro lugar do ranking. Isso é a consequência do trabalho de nosso time, parceria com nossos franqueados e fornecedores, e da forte crença no nosso País”, diz o vice-presidente da rede, Daniel Roque.

O executivo destaca  que a proximidade com o consumidor e a busca por uma relação justa de preço tornaram a marca relevante para o mercado e possibilitaram o crescimento. “Com base nisso, entendemos que seria possível crescer. Nos organizamos, nos estruturamos e avançamos em direção ao objetivo”, afirma.

O McDonald’s se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias em 2022, uma variação de 0,4% em relação ao ano anterior. O Subway subiu de sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações, seguido pela rede AM/PM, com 1.774 unidades.

“Durante o ano de 2022, tivemos diversas inaugurações e pudemos levar a nossa marca para mais consumidores no território nacional. Para esse ano, nosso objetivo é seguir nesse ritmo e oferecer a deliciosa e saborosa experiência Subway para consumidores de todas as partes do Brasil”, comenta Willian Giudici, diretor-geral da Subway.

As 50 Mais

O ranking com as 50 maiores franquias traz outras marcas de alimentação: Burger King Brasil (1.255 operações), Bob’s (997), Nutrimais (658), Kopenhagen (512), Empório Mineiro Cheirin Bão (414), Mais 1 Café (394), Chocolates Brasil Cacau (384) e Giraffas (365).

“Embora tenha crescido a participação de redes de alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Novos modelos de negócios

Para Simone Galante, CEO da Galunion, tradicionalmente as redes de alimentação que figuram no  ranking da ABF investem em novas estratégias e novos modelos de negócio com menor investimento, como a Cacau Show, mas sem abandonar a questão da digitalização.

“A gente vê o McDonalds mantendo essa posição e, dentro do seu tamanho, teve um crescimento positivo muito importante. Ele realmente tem estratégias múltiplas de digitalização. O Subway, além da sua força digital, tem também o turnaround, aquisição feita pela SouthRock, que potencializou principalmente o melhor atendimento ao consumidor. Também vemos a questão da conveniência, porque a AmPm está forte”, explica Simone.

Simone pontua que o Burger King tem uma estratégia digital interessante, além de novos modelos de negócio. “O Bob’s, que investiu também nessa variante, fez a digitalização – já era precursor com quiosques e investiu em novos canais e venda de produtos, como molhos, em outros lugares. Essas iniciativas geram interesse e conteúdo para o consumidor em suas ocasiões de consumo. Outro ponto importante é a questão do café voltando forte no momento de encontro”, diz.

Olhar para o consumidor

Dados da Pesquisa Galunion sobre Alimentação, de setembro de 2022, mostram que as pessoas saem para comer por diversos motivos, mas que o reencontro social (rever família e amigos, celebrações) é o principal, seguido de pratos que não podem ser reproduzidos em casa. E nessa hora, o consumidor deseja serviço rápido, principalmente de franquias de serviço rápido e cafeterias. Com base nos dados levantados na pesquisa, fatores como a inovação do cardápio

“E nessas duas ocasiões o setor de franchising tem investido em saber onde e para que inovar. É mais simples adicionar as novidades de acordo com as tendências de mercado. O importante é focar na necessidade do consumidor e como atendê-lo com excelência em todas as esferas do negócio, como por exemplo, a inovação do cardápio, proporcionando uma boa jornada de compra e uma experiência de consumo de qualidade”, completa Simone.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Fazenda Futuro foca em calendário de sustentabilidade e lança novas embalagens

Próxima Postagem

A metamorfose do varejo, seus fornecedores e dos consumidores

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
A metamorfose do varejo, seus fornecedores e dos consumidores

A metamorfose do varejo, seus fornecedores e dos consumidores

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.