Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mesmo com o paperless, as mega papelarias continuam em franco crescimento

Marcos Hirai de Marcos Hirai
31 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos
Vendas no varejo sinalizam queda de 2% no primeiro trimestre de 2024

Apesar da tecnologia se fazer cada vez mais presente em nossas vidas, o consumo de papel no Brasil não sofreu redução, pelo contrário. Um dos paradoxos da era da informação é que quanto mais avançamos no desenvolvimento de sistemas digitais, mais papeis consumimos.  Muitas empresas tem tentado ser paperless, ou seja, reduzir o uso de papel em suas atividades. Mas a realidade é que enormes quantidades de papel ainda são gastas todos os dias nas rotinas das organizações.

Acompanhar a trajetória de dois gigantes distribuidores de material de escritório, informática e itens de higiene e limpeza demonstra que, de fato, existe um mercado ainda pujante para produtos de papelaria.

Fundada há 47 anos, a Kalunga é conhecida por suas grandes lojas com suprimentos para escritórios e materiais escolares. A companhia tem uma rede com mais de 200 lojas, distribuídas em 20 estados e é líder isolada em seu segmento. Seu objetivo é chegar a 250 lojas em todas as regiões do Brasil até 2020. Só este ano serão 28 unidades inauguradas.

Nos últimos anos, a Kalunga manteve crescimento estável de 10% ao ano. Para 2019, espera faturamento de 2,5 bilhões de reais, alta de 12%. A empresa afirma que não sentiu o impacto da crise, principalmente por conta dos tipos de itens que vende. E também se beneficiou com a conjuntura por conta da queda nos preços dos aluguéis dos imóveis, incluindo em shopping centers, onde está grande parte das novas lojas. Cerca de 63% de suas unidades estão dentro de shoppings. O modelo original era de lojas grandes, de três mil metros quadrados. O crescimento ganhou tração a partir de 2003, quando Roberto Garcia, ao lado do irmão Paulo, comprou as participações dos demais quatro herdeiros de Damião, o fundador, e inaugurou os primeiros pontos em shopping centers.  Recentemente, os empresários lançaram uma gráfica rápida, para impressão de cartões de visita, adesivos, banners, crachás e convites, a Kalunga Copy & Print. Atualmente, cinco unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro já contam com o serviço.

Outra rede que tem apresentando grande crescimento é o Gimba. Com forte atuação em vendas pelo e-commerce, televendas e contratos corporativos, a companhia atende pessoas físicas, pequenas e médias empresas, além de 300 das 500 maiores corporações do Brasil. Foi uma das pioneiras nas vendas em e-commerce, lançando seu portal de vendas online em 2004. Mesmo com a recessão econômica, tiveram no ano passado seu recorde de faturamento, chegando a R$ 270 milhões. Depois de atuarem no varejo anos atrás, voltaram novamente a apostar no varejo físico. Abriram três novas lojas em São Paulo nos últimos 2 anos. A última delas no Shopping Pátio Paulista, um dos principais centros de compras da capital paulista, com foco em suprimentos e material de escritório, informática e papelaria. Com um ambiente moderno, a loja oferece um mix diferenciado de produtos, preparada para atender todas as necessidades dos clientes. Dessa forma, eles consolidam presença no mercado por quatro canais de vendas: loja virtual, loja física, televendas e contratos corporativos.

Como se vê, as duas redes estão em franco crescimento e apostando na diversificação de canais, aliando crescimento com lojas físicas e reforçando ações omnichannel.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Ainda é possível salvar a Victoria’s Secret?

Próxima Postagem

Americanas.com realiza promoção de Single’s Day

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Americanas.com realiza promoção de Single’s Day

Americanas.com realiza promoção de Single’s Day

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.