Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo meia calabresa meia portuguesa!

Redação de Redação
31 de outubro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando discutimos o futuro do varejo, a evolução nos serviços, omnicanalidade, customização, entre outros temas, identificamos oportunidades semelhantes às já existentes – em alguns casos há um bom tempo -, em uma pizzaria.

Pizzaria? Sim, esta mesmo. Igual aquela perto da sua casa.

Durante um workshop em um projeto recente em um varejista multicanal, ao discutirmos o modelo ideal de atendimento, uma das participantes indicou que deveriam possuir um atendimento semelhante ao da pizzaria que ela costumava comprar. Ao fazer uma ligação, a atendente já sabia quem ela era e ainda questionava se gostaria do pedido de sempre!

Algo tão básico, mas nem sempre encontramos nos varejistas e empresas – tanto para a venda, quanto para o pós-venda. Quantas vezes somos obrigados a repetir todos os dados quando ligamos para empresas, repetindo em algumas situações mais de uma vez?

Voltando para a nossa pizzaria, trago outros exemplos de aspectos relevantes ao negócio que impactam positivamente o consumidor:

  1. Cadastro: para o primeiro pedido, basta informar alguns dados que já é possível realizar a compra. Para efetuar novos pedidos, com o identificador de chamada, novos pedidos são facilmente realizados.

    Aplicação no varejo: na B2W, para facilitar a compra em seus sites, como Americanas e Submarino, já é possível realizar a compra sem ter de realizar o cadastro padrão dos sites, bastando informar os dados básicos de identificação e entrega.

  2. Customização: no cardápio, são oferecidas diversas opções, mas ainda assim é possível customizar o seu pedido acrescentando e retirando ingredientes, além da tradicional divisão da pizza (ex: meia calabresa, meia portuguesa) e com diferenciais na espessura da massa e tipo de borda e recheios.

    Aplicação no varejo: no novo conceito de loja do McDonald’s, totens de autoatendimento permitem que seus clientes customizem os pedidos de forma bem simples, interativa, à vontade e sem restrições.

  3. Entrega flexível: os pedidos de pizza podem ser realizados no balcão, por telefone, app ou site para serem entregues aonde você desejar, além da retirada no próprio restaurante.

    Aplicação no varejo: existe uma movimentação grande do varejo para atender esta necessidade. A rede Tenda Atacado criou o Tenda Drive para retirada na loja das compras on line, a Via Varejo com a modalidade de compra on line e retirada nas lojas e a Amaro, varejista de vestuário feminino, com compra nas lojas para entrega em casa.

  4. Entrega rápida: os pedidos levam de 30 min a 2 horas (nos finais de semana) para serem entregues, variando conforme movimento.

    Aplicação no varejo: um dos grandes diferenciais da compra na loja física versus online é o tempo para receber o produto. Buscando reduzir este impacto, diversos sites já realizam a entrega no mesmo dia (caso o pedido seja realizado até determinado horário). Outro bom exemplo é o da Drogaria Onofre, visando atender ainda melhor a necessidade do seu público, desenvolveram o serviço de Entrega Expressa em até 4 horas.

  5. Recompra: como citado no início deste texto, as pizzarias possuem o histórico de pedidos, utilizado para a repetição do mesmo pedido.

    Aplicação no varejo: é bastante comum encontrar em sites com a característica de recompra, a funcionalidade de repetir o pedido, a partir da consulta de histórico, com um clique, o mesmo pedido pode ser realizado, como exemplo os sites da Nespresso e Petz.

O objetivo desta reflexão não é comparar uma operação de uma pizzaria com a de grandes redes varejistas, mas sim reforçar a importância de cada uma destes pontos para qualquer um dos negócios.

O varejo atual tem se desenvolvido e modernizado para atender melhor seus clientes. Facilmente encontramos esta evolução no atendimento e integração entre os canais de venda (online e loja física) nas diversas operações. As pizzarias desenvolveram este modelo a partir das necessidades de seus clientes e da característica de sua operação para facilitar e agilizar seu nível de atendimento e serviço. Se retirássemos qualquer um destes elementos, teríamos um impacto na operação destes negócios, resultando em experiências ruins e perda nas vendas.

Trazendo para o novo modelo do varejo: hoje diferencial, amanhã essencial.

Postagem anterior

Multiplan anuncia crescimento de 8,1% em vendas nos 18 shoppings da rede

Próxima Postagem

Três em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday, revela pesquis

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Black Friday: consumidores estão dispostos a gastar mais de R$ 1.000, diz pesquisa

Três em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday, revela pesquis

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile