Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O pior já passou. Hora de repensar o futuro e reconstruir pontes

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
31 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
mascara brasil

Requer uma certa dose de realismo, salpicado de otimismo, a atitude de que o pior já passou. Foram tantas e tão dramáticas surpresas nos últimos tempos que assumir que o pior já passou, e escrever sobre isso, demanda um pouco de ousadia, quase inconsequência.

Mas quando observamos no plano da saúde a curva descendente na média móvel semanal de mortes, associada com os dados que mostram a recuperação no número de infectados, a constatação faz sentido. O número de novos infectados tende a continuar alto, mas o mais importante é que a recuperação seja ainda mais alta e as mortes decorrentes, menores.

No plano econômico o estrago foi brutal, mas constata-se de que as previsões mais dramáticas não se confirmaram e que, comparativamente com outras economias mais desenvolvidas, a redução de nosso PIB é um pouco menor e o emprego parece retomar, tomando por base a redução de índice de geral desemprego com leve queda entre última semana de Julho e a primeira de Agosto, de 13,7% para 13,3%, que pode sinalizar a inflexão da curva.

Do lado da renda, o efeito do auxílio emergencial foi e é fundamental para minorar o problema e acaba por reconfigurar, momentânea ou definitivamente, a geografia do consumo no país que redistribui os indicadores de potencial de consumo no plano macro, entre as regiões e cidades brasileiras, e no plano micro, nas regiões econômicas entre cidades e bairros.

No plano político, uma providencial e desejada distensão, mesmo às vésperas de uma eleição, tem contribuído para um clima mais favorável para as discussões mais equilibradas e ponderadas, menos apaixonadas e radicais, sobre a causa maior, que é o próprio País.

No consumo e no varejo um evidente e enorme desequilíbrio setorial ou, numa visão mais realista, um novo equilíbrio, com segmentos, negócios e canais reposicionados em termos de participação de mercado.

Ganharam muito os atacarejos, supermercados, e-commerce, marketplaces, conveniência, farmácias, material de construção e artigos para o lar, além do delivery. Com certo equilíbrio os eletrônicos e artigos para escritório. Com perdas leves, vestuário e calçados. Com significativas e dramáticas perdas os setores de foodservice, alimentação fora do lar de forma geral, e o turismo, de lazer, eventos e corporativo.

O que fica como nova realidade é ainda prematuro especular.

Mas para além dos segmentos e categorias, o desempenho das empresas e negócios teve sua situação reconfigurada de forma diretamente proporcional à sua maturidade digital e capacidade de reagir de maneira propositiva e ágil.

De fato, como em muitos outros países, emerge um outro Brasil dessa pandemia.

No nosso caso emerge um país ainda mais desigual, mais desequilibrado em termos fiscais, mais endividado, mais concentrado em riqueza, menos organizado, menos integrado, mais polarizado politicamente e com muito mais por estruturar, planejar e fazer.

Se no plano econômico os danos foram menores do que as piores previsões, no plano da saúde, no político e social, e na imagem internacional, os danos foram bem maiores.

É tempo de confirmar que o pior tenha passado, de trabalhar rápido no rescaldo e de pensar, de forma objetiva e pragmática, quais são os caminhos da integração para reconstrução do que a pandemia piorou.

E da sociedade, pelas lideranças do setor privado, entender que a tarefa da reconstrução é complexa demais para ser delegadas somente aos poderes institucionais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Ou se mobiliza para atuar ou vai ter que se conformar. Não passamos nesse teste de stress.

Esse repensar e agir para mudar não é tarefa de ninguém em particular, mas de todos de bom senso, no coletivo.

Essa é a missão de agora. Repensar o futuro e reconstruir pontes.

NOTA: O repensar do consumo e do varejo impactado pela pandemia também será tema que estará na pauta do Global Retail Show, de 13 a 19 de setembro, em 15 países e apresentado por perto de 280 líderes desses setores em todo o mundo. E com duas pesquisas exclusivas, uma sobre o comportamento e atitudes pós-Covid-19, realização da Mosaiclab e apoio da Toluna, e outra como os empresários brasileiros do setor avaliam a evolução do varejo, essa com apoio da FGV.

* Imagem reprodução

 

Postagem anterior

Fundos imobiliários de shoppings desabam, mas podem ser oportunidade

Próxima Postagem

Evento com 270 palestrantes de 15 países debate o futuro do varejo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Fórum Lide de Varejo e Marketing debate impacto da transformação digital no consumo

Evento com 270 palestrantes de 15 países debate o futuro do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.