Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O pior já passou. Hora de repensar o futuro e reconstruir pontes

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
31 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
mascara brasil

Requer uma certa dose de realismo, salpicado de otimismo, a atitude de que o pior já passou. Foram tantas e tão dramáticas surpresas nos últimos tempos que assumir que o pior já passou, e escrever sobre isso, demanda um pouco de ousadia, quase inconsequência.

Mas quando observamos no plano da saúde a curva descendente na média móvel semanal de mortes, associada com os dados que mostram a recuperação no número de infectados, a constatação faz sentido. O número de novos infectados tende a continuar alto, mas o mais importante é que a recuperação seja ainda mais alta e as mortes decorrentes, menores.

No plano econômico o estrago foi brutal, mas constata-se de que as previsões mais dramáticas não se confirmaram e que, comparativamente com outras economias mais desenvolvidas, a redução de nosso PIB é um pouco menor e o emprego parece retomar, tomando por base a redução de índice de geral desemprego com leve queda entre última semana de Julho e a primeira de Agosto, de 13,7% para 13,3%, que pode sinalizar a inflexão da curva.

Do lado da renda, o efeito do auxílio emergencial foi e é fundamental para minorar o problema e acaba por reconfigurar, momentânea ou definitivamente, a geografia do consumo no país que redistribui os indicadores de potencial de consumo no plano macro, entre as regiões e cidades brasileiras, e no plano micro, nas regiões econômicas entre cidades e bairros.

No plano político, uma providencial e desejada distensão, mesmo às vésperas de uma eleição, tem contribuído para um clima mais favorável para as discussões mais equilibradas e ponderadas, menos apaixonadas e radicais, sobre a causa maior, que é o próprio País.

No consumo e no varejo um evidente e enorme desequilíbrio setorial ou, numa visão mais realista, um novo equilíbrio, com segmentos, negócios e canais reposicionados em termos de participação de mercado.

Ganharam muito os atacarejos, supermercados, e-commerce, marketplaces, conveniência, farmácias, material de construção e artigos para o lar, além do delivery. Com certo equilíbrio os eletrônicos e artigos para escritório. Com perdas leves, vestuário e calçados. Com significativas e dramáticas perdas os setores de foodservice, alimentação fora do lar de forma geral, e o turismo, de lazer, eventos e corporativo.

O que fica como nova realidade é ainda prematuro especular.

Mas para além dos segmentos e categorias, o desempenho das empresas e negócios teve sua situação reconfigurada de forma diretamente proporcional à sua maturidade digital e capacidade de reagir de maneira propositiva e ágil.

De fato, como em muitos outros países, emerge um outro Brasil dessa pandemia.

No nosso caso emerge um país ainda mais desigual, mais desequilibrado em termos fiscais, mais endividado, mais concentrado em riqueza, menos organizado, menos integrado, mais polarizado politicamente e com muito mais por estruturar, planejar e fazer.

Se no plano econômico os danos foram menores do que as piores previsões, no plano da saúde, no político e social, e na imagem internacional, os danos foram bem maiores.

É tempo de confirmar que o pior tenha passado, de trabalhar rápido no rescaldo e de pensar, de forma objetiva e pragmática, quais são os caminhos da integração para reconstrução do que a pandemia piorou.

E da sociedade, pelas lideranças do setor privado, entender que a tarefa da reconstrução é complexa demais para ser delegadas somente aos poderes institucionais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Ou se mobiliza para atuar ou vai ter que se conformar. Não passamos nesse teste de stress.

Esse repensar e agir para mudar não é tarefa de ninguém em particular, mas de todos de bom senso, no coletivo.

Essa é a missão de agora. Repensar o futuro e reconstruir pontes.

NOTA: O repensar do consumo e do varejo impactado pela pandemia também será tema que estará na pauta do Global Retail Show, de 13 a 19 de setembro, em 15 países e apresentado por perto de 280 líderes desses setores em todo o mundo. E com duas pesquisas exclusivas, uma sobre o comportamento e atitudes pós-Covid-19, realização da Mosaiclab e apoio da Toluna, e outra como os empresários brasileiros do setor avaliam a evolução do varejo, essa com apoio da FGV.

* Imagem reprodução

 

Postagem anterior

Fundos imobiliários de shoppings desabam, mas podem ser oportunidade

Próxima Postagem

Evento com 270 palestrantes de 15 países debate o futuro do varejo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Fórum Lide de Varejo e Marketing debate impacto da transformação digital no consumo

Evento com 270 palestrantes de 15 países debate o futuro do varejo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.