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Home Artigos

PMEs: como vender mais em 5 passos

M&C Media Labs de M&C Media Labs
31 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
PMEs: como vender mais em 5 passos

Os pequenos negócios no Brasil estão em alta. Em 2024, mais de 4,25 milhões de pequenos negócios (PMEs) foram abertos no País, o resultado é cerca de 10% superior ao registrado no ano anterior, segundo o Sebrae. Essa formalização reflete a busca por novas fontes de renda e maior profissionalização.

Mas num mercado tão competitivo, como fazer para ganhar relevância e, consequentemente, mais lucro? Sem importar se o seu negócio é serviço ou produto, o pagamento é essencial na hora de fechar uma venda. Como empresas menores geralmente não possuem uma equipe dedicada a pagamentos, contar com um parceiro de negócios confiável, simples e que possa oferecer diversas opções aos seus clientes é essencial. Por essa razão, separei cinco passos importantes que devem ser considerados por toda pequena e média empresa.

  1. Contar com uma plataforma segura

De que adianta oferecer um produto ou serviço maravilhoso se a sua plataforma online não aguenta “o tranco”? Clientes tentando comprar, a plataforma fora do ar e você perdendo vendas. As PMEs não podem contar com a sorte, precisam ter uma plataforma boa, confiável, segura e flexível que possa oferecer uma alta gama de soluções que facilitem a sua operação e a experiência do seu cliente.

  1. Aumentar o fluxo de caixa

Não importa o seu fluxo de caixa e nem em quantas parcelas seu cliente pagou, conte com um parceiro de pagamento que possa disponibilizar o dinheiro para você em 24 horas. Essa solução é benéfica tanto para o cliente, que pode pagar em até 12 vezes, como para a empresa, que recebe o mais rápido possível.

  1. Se proteger das fraudes

Hoje em dia, com o aumento do número de fraudes e cybercrimes, sabemos que precisamos priorizar parceiros de pagamento que forneçam uma proteção robusta, como ferramentas que ajudam a reduzir o risco de transações fraudulentas de cartão de crédito ou débito em tempo real, avaliando se deve aprovar ou recusar cada transação. O resultado disso é mais segurança para a empresa.

  1. Oferecer link de pagamento

A gestão de pagamentos é essencial para as empresas, mas ter que preparar faturas físicas, monitorar pagamentos e fazer cobranças pode tomar muito tempo. Mesmo assim, algumas pequenas e médias empresas ainda fazem essa gestão de forma manual. Com os links de pagamento, os empreendedores ganham eficiência e recebem pagamentos mais rápido, pois ainda facilitam a vida dos clientes na hora de pagar. Segundo análise do PayPal, 75% dos Links de Pagamento são pagos em até um dia após o envio3. Pagamentos mais rápidos trazem mais eficiência e melhor fluxo de caixa para sua empresa.

  1. Ter um bom parceiro de pagamento

Uma empresa que ainda precisa se consolidar no mercado deve considerar contratar parceiros de negócios de confiança, que possam levá-los ao seguinte nível. Mostrar aos compradores que eles podem usar seu meio de pagamento preferencial ajuda na conversão, enquanto uma experiência simplificada de pagamento ajuda a evitar atritos que podem fazer com que seus clientes abandonem os carrinhos no meio da compra.

A gente sabe o quanto é difícil adquirir novos clientes, portanto, é importante que quando eles tentem comprar de você, o pagamento deles seja aprovado. Essa é outra razão para escolher um bom parceiro de pagamentos, que será seu aliado e te ajudará a vender mais e não o contrário.

Seguir esses cinco passos pode fazer toda a diferença para que PMEs ganhem relevância e cresçam em um mercado tão competitivo. Garantir segurança, agilidade e praticidade nos pagamentos é um dos pilares para conquistar e fidelizar clientes, além de aumentar a lucratividade do negócio. Portanto, escolher o parceiro certo é essencial para simplificar processos e permitir que o empreendedor foque no que realmente importa: oferecer um ótimo serviço ou produto e expandir sua empresa.

Brunno Saura é head de Vendas PayPal Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Mercado&Consumo

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