Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como o varejo irá investir em tecnologia nos próximos anos

Caio Camargo de Caio Camargo
31 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante o último trimestre de 2019 realizamos uma pesquisa com a participação de diversos varejistas do país, entre os quais, algumas das mais representativas marcas do mercado, para uma análise correta sobre qual a relevância de algumas tecnologias no varejo e seu potencial de investimento, criando um inédito roadmap de inovação para o varejo.

O estudo, batizado como “Aplicação de tecnologias no varejo brasileiro: Onde estamos e para onde vamos” traz uma análise das principais tecnologias que hoje podem ser consideradas como essenciais ao negócio, quais tecnologias ainda vão precisar de tempo ou maior interesse para se consolidar no mercado, e por último, quais dessas serão os focos de investimento do varejo nos próximos anos.

Entre outras questões, foi possível avaliar como o varejo vê a importância ou a necessidade de investimentos em temas como Big Data, Inteligência Artificial, Logística, Meios de Pagamento, Startups, Blockchain, entre outros, em um total de 11 temas.

As análises elaboradas propiciaram a criação de uma exclusiva matriz, batizada de “Matriz dos Quatro Elementos”, ou “Matriz 4E”, que permite uma correta avaliação sobre a maturidade de relevância e investimentos em tecnologias pelo varejo brasileiro.

Também pela primeira vez, levantamos com esses mesmos varejistas quais seriam seus fornecedores de serviços em algumas áreas de tecnologia hoje consideradas essenciais e consolidadas no mercado (sendo essas ERP, CRM, E-COMMERCE, FRENTE DE LOJA, WMS E PLATAFORMA DE BI ), e também como esses seriam avaliados na visão do varejista, nas questões de INTEGRAÇÃO, EFICIÊNCIA, ESTABILIDADE, SUPORTE, TREINAMENTO. A análise dessas respostas criou um retrato único de como as empresas de tecnologias são avaliadas pelo seu mercado e quais devem ser seus principais focos de trabalho e atenção.

Alguns dados:

  • Cerca de 35% das marcas entrevistadas ainda não possuem um canal online de vendas, estando distante de seus consumidores digitais;
  • Em um universo onde falamos cada vez mais sobre entender o consumidor, mais de 43% das marcas entrevistas ainda não possuem nenhuma plataforma de CRM;
  • Os sistemas de ERP receberam a pior média de avaliação, ao passo que as plataformas de BI, que receberam a melhor média, tiveram avaliação 17% superior;
  • Entre outras questões, foi possível avaliar o quão distante de seus clientes algumas empresas começam a parecer em relação aos principais pontos de contato com seus clientes, como nas relações de suporte e treinamento, que receberam as piores avaliações em todas as tecnologias avaliadas.

A primeira parte do estudo, sobre as tendências de foco em tecnologia e investimentos do varejo será apresentada durante todos os nossos eventos de Retail Trends Pós-NRF, com início em São Paulo, na próxima quinta-feira (6 de fevereiro).

A segunda parte, onde foram feitas as avaliações, serão apresentadas de maneira in company para as empresas interessadas, em um workshop exclusivo onde os dados da pesquisa poderão ser mais bem detalhados.

É uma oportunidade única para sua empresa entender quais serão os cenários de crescimento para a tecnologia na visão do varejo nos próximos anos.

Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser encontrados aqui. Mais informações sobre o Retail Trends, onde a pesquisa será lançada no www.retailtrends.com.br

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Shoppings registram aumento de 7,9% nas vendas em 2019

Próxima Postagem

UPS pretende dobrar as entregas de fim de semana em 2020

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
UPS pretende dobrar as entregas de fim de semana em 2020

UPS pretende dobrar as entregas de fim de semana em 2020

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile