Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Então, é assim que é?

Momentum 1.100

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
artigo

Em nenhum dos 1.099 artigos anteriores desta série, coloquei questões pessoais como tema. Peço licença, neste artigo 1.100, para tratar de assuntos que dizem mais respeito ao pessoal do que ao profissional ou empresarial, com a ambiciosa expectativa de que essas reflexões possam ser úteis para o momento de cada uma ou cada um que nos acompanha.

Depois de 2 casamentos, uma mulher, 3 filhos, 2 netas, 12 livros como autor ou coautor, 20 anos de atividade como profissional, 36 anos de atividade empresarial, muitas árvores plantadas e mais estes artigos, a visão da vida é definitivamente diferente.

E o que antes idealizávamos, descobrimos como de fato é. Quando avançamos no tempo, muito do que imaginávamos no passado sobre como seria esse momento é, no mínimo, gerador de algumas poucas certezas e ainda mais dúvidas. Como atitude de vida.

A ideia de que tudo fica muito diferente quando o tempo à frente é inferior ao que ficou para trás provoca muitas reflexões e ainda maiores desejos de compartilhar aprendizados. Longe de ser um pensamento difícil, é uma constatação carregada de serenidade, gratidão e algum senso de realização.

A constante preocupação em olhar para o presente e o futuro, dedicando menos tempo a discutir o que passou, parece ser, ao mesmo tempo, um aprendizado e uma evolução para alguns, e um mecanismo de defesa para muitos.

Nessa jornada em busca de melhores e mais apropriadas respostas, envolvemos família, companheiros, parceiros, sócios e amigos.

Imagino que a minha jornada pessoal até agora possa ter sido percebida como uma busca constante por significado e impacto.

No que escrevi, em palestras, debates, encontros e iniciativas na minha área de atuação, onde quer que tenha buscado inspiração, tratei cada palavra que compartilhei como uma semente para brotar no solo da transformação.

Escrever nunca foi apenas uma tentativa de compartilhar conhecimento. Sempre foi uma forma de dialogar com o mundo, de tocar pessoas, muitas das quais talvez nunca encontre pessoalmente.

Essa jornada deu a oportunidade de entender perspectivas em campos que são tão dinâmicos quanto crescentemente desafiadores.  E, de fato, acredito, que só é possível evoluir ao pesquisar, aprender e desenvolver de forma integrada, unindo mentes, atitudes, almas, vivências e experiências.

Daí porque, empresarialmente, optamos por nos posicionar como um Ecossistema de Negócios há oito anos, um dos primeiros focado em serviços B2B. E, em busca de um modelo de organização e gestão que estivesse alinhado com as perspectivas de um mundo marcado pela velocidade das mudanças e impactado pela tecnologia, agora exponenciada agora pela Inteligência Artificial, a intuição parece mostrar que faz sentido.

Mas a vida não é feita apenas de conquistas profissionais ou números.

Em um necessário balanço existencial, talvez o legado mais relevante esteja na família, nos amigos, nos parceiros, nas sociedades, nas alianças e no que tenhamos feito juntos.

Meus três filhos, cada um com sua trajetória única, são reflexos que devolvem algo de mim, mas com toques de visão e personalidade que me orgulham. Minhas duas netas, com sua energia e particularidades, me lembram que a vida segue em ciclos e que há sempre algo novo a ser descoberto.

E cabe uma palavra especial para Marina, esposa, mulher, companheira, sócia e parceira há 36 anos, sem dúvida, os anos mais cativantes de minha vida. Bastou um único jantar para perceber isso. Mas essa é outra história que só o destino e a intuição podem explicar.

Com o passar dos anos, me dei conta de que as conquistas da vida não estão na acumulação de bens ou títulos, mas na profundidade das relações, na curiosidade que se mantém viva e na capacidade de se reinventar. Os 36 anos de atividade empresarial não foram apenas sobre números ou estratégias. Foram sobre pessoas, sonhos, integridade, resiliência, contribuições e aprendizados constantes.

Hoje, olho para o futuro com humildade, pois aprendi que os dias são finitos e a família, os amigos, o tempo e a saúde são o que de mais precioso possuímos. Não me preocupo mais em contar os anos que restam, mas em vivê-los plenamente, com propósito e alguma leveza. Vamos continuar aprendendo, criando, compartilhando, mas, acima de tudo, vivendo intensamente o presente.

Se há algo que a experiência me ensinou é que a vida é um equilíbrio entre aceitar nossas limitações e, ao mesmo tempo, não deixar de sonhar, se dedicar a ousar e realizar. O que vem pela frente é desconhecido, mas a certeza que fica é a de que cada momento vivido com intenção, paixão e visão tem um valor único.

Os anos, livros, artigos e realizações que ficaram para trás ajudaram a moldar o que sou. Os anos que ainda virão, espero, serão oportunidades para continuar tentando evoluir como pai, marido, companheiro, parceiro, sócio e amigo. Afinal, enquanto há vida, há espaço para crescer, evoluir, aprender e transformar.

Tudo depende de como se propõe a encarar a vida. Legado não é o que se deixa, mas o que se contribui para construir.

Grato pela leitura de quem chegou até aqui. O próximo texto, nessa linha pessoal, talvez só no artigo 1.200. Obrigado pela companhia.

 Nota: De 8 a 15 de janeiro de 2025 estaremos em nossa 36ª missão da NRF Retail’s Big Show. Mais de 3.800 líderes, executivos, dirigentes e profissionais dos setores de varejo, consumo, tecnologia e serviços já participaram em nossas delegações para o NRF Show e muitos outros em nossas Trade Missions para Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, México, Canadá, EUA, Israel, China, Coreia, Singapura e Índia. Para conhecer mais da programação 2025 da NRF Show acesse aqui.

Os aprendizados sobre tudo que será visto e discutido nesta missão, traduzidos, aprofundados e comparados com a realidade brasileira, poderão ser vistos e acompanhados no Retail Trends – Pós NRF, no dia 28 de janeiro de 2025, em São Paulo, nas versões presencial e virtual, e pela cobertura especial que será feita pela plataforma Mercado&Consumo. Conheça mais por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Rede de supermercados Pague Menos segue expansão no interior paulista e projeta 40 lojas

Próxima Postagem

Nestlé faz parceria com Favela Llog e reduz prazo de entregas em 40% nas periferias de São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nestlé faz parceria com Favela Llog e reduz prazo de entregas em 40% nas periferias de São Paulo

Nestlé faz parceria com Favela Llog e reduz prazo de entregas em 40% nas periferias de São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.