Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É hora de inventar novos remédios, porque é grave a crise

Redação de Redação
30 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Quando a crise começou a mostrar as garras, no segundo semestre do ano passado, muitos optaram por manter o otimismo. Afinal, havia ainda uma eleição pela frente e apenas adivinhos (e dos bons!) seriam capazes de prever os rumos da economia em 2015.

No começo do ano, já com a presidente Dilma reconduzida ao Planalto, a esperança concentrava-se nas medidas do pacote de ajuste fiscal prometido pelo novo ministro da Fazenda. Apesar da rápida deterioração do cenário político, não foram poucos os que projetaram uma recuperação rápida do consumo ainda no 4º trimestre de 2015, apesar das vendas oscilantes dos primeiros meses do ano. Esses analistas baseavam-se no fato de que alguns dos principais indicadores relacionados ao consumo ainda estavam positivos – o principal entrave era a desconfiança crescente dos consumidores.

Neste momento, porém, já está suficientemente claro que a situação do varejo é pra lá de complicada. Os números mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados pelo IBGE, mostram que em agosto as vendas nominais subiram somente 1,1%, o que significa na prática um recuo significativo, considerando uma inflação de 9,5%. As vendas reais, medidas pela PMC, caíram 6,9%, a quinta queda consecutiva na comparação do mês com mesmo mês do ano anterior. Os três setores que mais contribuíram para este resultado negativo foram super e hipermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e calçados.

Os consumidores não estão reduzindo apenas a compra de produtos. Na área de serviços, a queda no faturamento é até maior. A Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE, mostrou que as famílias brasileiras diminuíram nos últimos 12 meses (até agosto) em 4,3% a quantidade de visitas a cabeleireiros, manicures, restaurantes e cinemas, entre outros. Como os preços desses serviços subiram 8,2% no período, as vendas nominais ainda apresentaram crescimento de 3,9%.

Nos shopping centers o panorama foi ainda pior em agosto. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), as vendas nominais recuaram 5,8%, puxadas para baixo pelas lojas de artigos do lar, vestuário, calçados e entretenimento. A rigor, apenas perfumarias e óticas apresentaram pequeno crescimento nominal, entre 1% e 2%. Nos shoppings do Norte e Nordeste a queda chegou a 10,3%.

Confirmada a crise e suas assustadoras dimensões, cabe o debate – como os shoppings devem enfrentá-la? A principal arma utilizada em situações adversas tem sido a promoção, mas o sorteio de carros e prêmios similares parece desgastado e em geral não mobiliza contingente muito superior a 5% da base de clientes de um shopping. Liquidações e campanhas de ofertas devem espalhar-se pelo País, mas trazem com elas o efeito colateral de reduzir as margens dos lojistas, ampliando as solicitações de descontos em aluguéis.

O momento é de debruçar sobre as pranchetas para desenhar novas soluções. Afinal de contas, essa crise não parece querer despedir-se do nosso País tão cedo.

*Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

NRF Big Show 2016 – aprendendo lições com o varejo norte-americano

Próxima Postagem

O pior Natal da década

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

O pior Natal da década

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.