Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Consumidor sob pressão: cauteloso e limitado com o orçamento

Jean Rebetez de Jean Rebetez
30 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidor sob pressão: cauteloso e limitado com o orçamento

A indústria de consumo e o varejo precisam estar alertas sobre o novo comportamento de compras pós-covid, capitaneado, principalmente, pelas gerações Millenium e Z.

Surge um contexto que transborda as fronteiras nacionais. Levado por uma inflação mais contundente, os gastos aumentaram mais do que renda, deixando o orçamento mais apertado.

Com menos dinheiro no bolso, a fidelização às marcas está mais vulnerável do que nunca, surgindo com maior propensão o trade down e a experimentação de novas marcas, formatos e canais de compra em busca de bons preços. A lealdade está sob júdice.

Ao mesmo tempo, cada vez mais presente, a experiência omnicanal eficiente, mesclando o online, offline e engajamento, gera um figital, ágil, comparável e conveniente.

Este novo perfil de consumo exerce pressão nas marcas de consumo e no varejo em geral, impondo maior resiliência e revisão de ofertas para conseguir navegar em um mercado com zero folga de orçamento em todos os níveis socioeconômicos.

Segundo recente pesquisa da McKinsey  sobre o consumidor brasileiro, a maior preocupação deste consumidor gira em torno da inflação e do desemprego, este último especialmente para as classes C2, D e E. Não é para menos, uma vez que 40% deste grupo utiliza cartão de crédito para rolar suas dividas correntes de consumo essencial.

Mediante a um cenário pouco auspicioso, as marcas devem considerar alternativas para superar estas barreiras, tanto as orçamentárias quanto as comportamentais.

Visando entregar o que o mercado solicita, as marcas têm a sua como estratégia considerar alguns caminhos:

  • O figital, gerando engajamento do digital para o físico e vice-versa. Reconhecimento, conteúdo, gameficação e relacionamento devem ser uma das atitudes primárias perseguidas;
  • Ampliação do mix de vendas, considerando que produtos de entrada até os premium são alternativas que apoiam o poder de escolha e a priorização dos consumidores. Porém, é essencial deixar claras as vantagens e benefícios desta oferta ampliada;
  • Não podemos esquecer que o propósito da marca é alinhar-se fortemente com grupos de consumidores que se identificam com seu posicionamento, facilitando a fidelização, desde que o custo não ultrapasse o orçamento deles.

Para enfrentar esses desafios, as marcas devem adotar estratégias inovadoras que respondam às novas demandas do “consumidor zero”. Adaptar-se a esse novo perfil é crucial para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo, volátil e restrito financeiramente.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Publicidade em grandes eventos esportivos: conteúdo para engajar o público vai muito além da competição

Próxima Postagem

Brasileiros têm percepção positiva sobre marcas que se associam aos Jogos Olímpicos

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marcas aproveitam Olimpíadas para promover ativações junto aos consumidores

Brasileiros têm percepção positiva sobre marcas que se associam aos Jogos Olímpicos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile