Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança na era atual: desafios e oportunidades

Fabio Aloi de Fabio Aloi
30 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Liderança na era atual: desafios e oportunidades

O mundo está mudando rapidamente e a liderança precisa acompanhar essas mudanças. O modelo clássico de liderança, baseado em comando e controle, não é mais suficiente para enfrentar os desafios do mercado atual. É preciso estar atento às mudanças sociais e de comportamento, às tendências e às novas tecnologias disruptivas. Se antes bastava ficar sentado à mesa olhando planilhas, hoje é preciso “andar” pela companhia, “cheirar” o mercado e “sentir” as preferências dos seus clientes.

Um estudo do MIT mostrou que apenas 12% dos líderes empresariais entrevistados acreditam que seus líderes estão preparados para enfrentar esse momento e levar suas empresas adiante. É um número assustadoramente alto e preocupante, quando 88% dos colaboradores não têm confiança nos líderes da sua empresa. Como criar um ambiente de credibilidade e de confiança com essa estatística? Esses dados nos mostram e escancaram a necessidade de repensar o modelo de liderança e desenvolver novas competências e atitudes.

“Vivemos uma crise de confiança, em que não sabemos mais o que é verdade, o que é fake”. Esse é um sintoma do momento atual da sociedade e não podemos dissociar os movimentos e sentimentos da sociedade do contexto da liderança. Somos bombardeados diariamente com milhares de informações, que vêm como forma de entretenimento, mas que no fundo é somente uma forma de manipulação para nos guiar a tomar decisões enviesadas e inconscientes.

A liderança atual precisa ter uma visão ampla, tanto interna quanto externa, e conseguir conectar os pontos, as pessoas e os processos. É preciso pensar em rede e ter adaptabilidade, curiosidade e humildade. É pobre e raso pensar que nossas organizações não passam por crises de credibilidade, afinal, fazem parte do contexto que vivemos, mas muitos líderes insistem em criar um mundo paralelo, um metaverso próprio.

Os padrões atuais exigem não só uma visão ampla para dentro da empresa, como o engajamento e retenção dos colaboradores, trabalho remoto, diversidade nas equipes, como um olhar atento ao contexto das mudanças sociais e de comportamentos que influenciam toda a sociedade, que, viabilizados e potencializados pelas mídias digitais, colocam as empresas e seus líderes em uma situação de exposição e julgamentos constantes.

Fala-se muito de que a vida de uma liderança é solitária, mas, para mim, hoje é o oposto: o líder solitário e obsessivo pelas suas convicções não tem capacidade de liderar empresas para a alta performance, perenidade e sustentabilidade dos seus negócios. Integrar e engajar as pessoas, trazendo-as para círculos de discussões e tomadas de decisão é cada vez mais o comportamento que se espera.

Liderar é conectar pontos.

Liderar é unir pessoas e conceitos.

Liderar é orquestrar de forma harmônica fatores humanos.

Liderar é estar atento ao presente com a cabeça no futuro.

Fabio Aloi é sócio-diretor da One Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Como podemos contribuir com a educação no País e não ter problemas para encontrar mão de obra?

Próxima Postagem

Gigante chinesa de tecnologia, Hisense inicia produção de eletrodomésticos no Brasil

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Gigante chinesa, Hisense inicia produção de eletrodomésticos no Brasil

Gigante chinesa de tecnologia, Hisense inicia produção de eletrodomésticos no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.