Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

I have a dream – Eu tenho um sonho

Momentum nº 1.000

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
I have a dream – Eu tenho um sonho

Nesta semana completamos 1.000 artigos da série Momentum ocupando esse espaço todas as segundas-feiras na plataforma Mercado&Consumo, a mais acessada no Brasil envolvendo os temas ligados ao varejo.

São 20 anos desse encontro semanal no qual temos exposto ideias, visões e análises envolvendo os setores de varejo e comércio, o maior empregador privado do Brasil e com uma participação crescente no PIB – saltou de 19,7% em 2007 para 27,4% em 2022. E pode crescer mais se questões estruturais forem equacionadas.

E é parte de nossa proposta maior de contribuirmos como negócio – Ecossistema Gouvêa – para a transformação positiva dos setores em que atuamos como nesses 35 anos que completamos agora.

Essa jornada consumiu aproximadamente 3 mil horas pessoais entre estudos, pesquisas e elaboração em si dos artigos, usualmente definidos ao longo dos fins de semana.

Sem falar do tempo e envolvimento de outros líderes do Ecossistema Gouvêa, sempre trazendo sua contribuição e opiniões, os levantamentos e pesquisas do time da Mosaiclab, nosso braço de Inteligência, e mais a revisão técnica final da equipe da Mercado&Consumo.

E por conta disso nos referimos nesta introdução que nós completamos, apesar do sonho pessoal.

Como privilegiado publisher da plataforma, tenho o direito de escolha do dia da publicação de forma a aproveitar os fins de semana para essas reflexões.

Mas em todo esse período foi crescendo o desejo de ver um sonho realizado. Que se tornou ainda mais importante agora.

Do momento em que se iniciou essa jornada ao cenário atual, muita coisa mudou para o Ecossistema Gouvêa, hoje com 18 empresas, quase 40 sócios e perto de 350 colaboradores.

Quando começamos, tínhamos um mercado de varejo dominado por empresas de controle e gestão familiar, com elevado nível de informalidade e baixo profissionalismo. O Brasil evoluiu para um setor de crescente protagonismo, moderno e profissional em sua maior parte, ainda que com um nível de informalidade inadmissível. Ainda que em parte compreensível por conta do defasado, complexo e injusto sistema tributário existente no Brasil.

Mas, ao longo do tempo, a visão do sonho se tornou ainda clara e, principalmente, necessária.

E tem tudo a ver com a integração, o fortalecimento e o reposicionamento da representação dos setores de varejo e consumo e, para além deles, do próprio setor empresarial e privado e o seu papel decisivo no repensar e agir estrategicamente para a transformação estrutural do Brasil.

Nunca foi tão importante rever e agir para transformar o País, especialmente quando dentre os 37 ministros recém-anunciados não existe nenhum representante legítimo do setor empresarial.

E considerando que esse é apenas mais um sintoma de uma visão dogmática que considera que o Estado é o detentor de todo o poder e deve ser onipresente, onisciente, onipotente e pleno em sua atuação. Nada mais retrógrado.

Que se confirma quando o recém-empossado ministro da Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente no atual governo, não atenta que nas economias modernas do mundo o setor de Serviços, que inclui Comércio e Varejo, representa em média 68% do PIB.

Por tudo isso e me dando o direito de só usar o espaço do milésimo artigo para compartilhar esse sonho, quase compromisso, convido à reflexão e, principalmente, à ação, as lideranças, você, para repensarmos nosso papel na transformação positiva do Brasil.

Só haverá mudança estrutural no País se o setor empresarial privado deixar de lado questões menores de curto prazo – e o que ocorreu recentemente na Fiesp é um ótimo exemplo – e pensar de forma ampla, visionária e estratégica para promover a transformação que o País tanto precisa.
Pode ser apenas um sonho. Ou não.

Vai depender muito de como você lê e compartilha, ou não, dessa visão.

Obrigado pela companhia nesses 1.000 artigos.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Dalben Supermercados aposta em inteligência artificial em projeto com a Ambev

Próxima Postagem

Grupo DPSP planeja abrir 130 lojas da Drogaria São Paulo e das Drogarias Pacheco em 2023

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Grupo DPSP planeja abrir 130 lojas da Drogaria São Paulo e das Drogarias Pacheco em 2023, Drogaria São Paulo acelera investimentos e vai abrir quase 200 lojas

Grupo DPSP planeja abrir 130 lojas da Drogaria São Paulo e das Drogarias Pacheco em 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.