Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Core Business x More Business

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
30 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Testar novas áreas de negócios além do core business da empresa pode ser um desafio e tanto para a maioria dos gestores e empresários no Brasil, e porque não, do mundo.

A decisão de investir num novo negócio fora do seu escopo habitual de atuação pode parecer uma aventura perigosa num cenário político-econômico bastante instável.  Uma aventura que muitos podem considerar improvável, mas eu te digo, é necessária.

Ao mesmo tempo que mapear novas oportunidades para o negócio faz parte da estratégia de qualquer empresa que queira ter perenidade, esse processo pode trazer também algum risco para a companhia.

Com o cuidado de não se perder o foco do negócio principal, fazendo com que a galinha dos ovos de ouro continue rendendo, essas iniciativas podem efetivamente fazer com que a companhia crie uma nova unidade de negócios capaz, muitas vezes até, de se tornar maior do que o negócio principal. Nós aqui no Grupo BITTENCOURT gostamos de apostar na segunda opção.

Temos usado em nossos projetos nos últimos anos o design voltado para a inovação, o “design for innovation” e muitas vezes também de forma ainda mais específica, para uma inovação responsiva, (mas isso é papo para outro artigo e saiba que nada tem a ver com o site da sua empresa!)

A aplicação do design nos negócios dá luz a uma ideia, a um conceito, ou mesmo uma nova experiência de consumo. E é aqui que queria chegar. Por que não usar o design para se conectar de forma ainda mais íntima com o consumidor, atendendo um desejo muitas vezes ainda reprimido ou não identificado?

Por que dá trabalho? Sim, com certeza dá. Damien Newman, designer que ficou mundialmente conhecido por traduzir o processo de design pela figura abaixo que o diga.

O processo que se inicia cheio de dúvidas, incertezas, idas e vindas no seu conceito, ao passar por uma conceituação e prototipação, gera maior clareza para enfim, possibilitar a implementação. Não é fácil, mas é possível. Navegar por novos mercados exige preparo e fôlego para sair da confusão do estágio inicial para a lucidez do final. É um caos necessário e adoramos fazer isso por aqui!

Então quando te perguntarem se vale à pena focar no seu negócio principal, na sua galinha de ovos de ouro, ou diversificar a atuação, eu te digo. More Business com certeza! Te garanto, o custo da inércia é alto demais para ser sustentado. Então fica meu convite, vamos desenhar?

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Coach fecha loja de três andares na Madison Avenue

Próxima Postagem

67% dos brasileiros utilizam o smartphone para compras

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Metade das compras on-line são feitas por smartphones, mostra pesquisa da ABComm

67% dos brasileiros utilizam o smartphone para compras

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.