Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PMO: a arte de melhorar negócios de forma eficiente

Natalino Franciscato de Natalino Franciscato
29 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
PMO: a arte de melhorar negócios de forma eficiente

O que é o PMO?

O PMO (Project Management Office) é o grupo de pessoas dentro das organizações que trabalha para padronizar práticas de gestão de projetos. O PMO pode ser também a denominação para o profissional que conduz o escritório de projetos (officer).

Por que as empresas precisam de projetos?

Considerando o ritmo frenético de mudanças nos mercados consumidores, nas tecnologias aplicadas aos negócios e no cenário econômico, as empresas precisam se adaptar para continuar sendo competitivas.

Ideias para melhorar o desempenho surgem a todo momento, porém, colocá-las em prática com resultados concretos é um desafio que necessita de técnica, organização e muita disciplina. Assim nascem os projetos dentro das organizações.

É normal que iniciativas de projetos ocorram em diversas áreas da organização, congestionando as equipes na hora da execução. Neste momento, é fundamental que a alta direção decida sobre prioridades, orientando o que é mais relevante para o negócio no curto, médio e longo prazos. Tudo isso alinhado com a estratégia da empresa.

Entendendo o PMO

O PMO é responsável pelo gerenciamento de vários projetos simultâneos ao longo da organização, ou seja, além das fronteiras do time diretamente ligado a cada projeto.

O PMO nas organizações pode exercer diferentes papéis, a saber:

  • PMO de controle direto sobre o projeto, inclusive dos recursos compartilhados, fornecedores e com envolvimento direto nas entregas;
  • PMO de controle do desempenho dos projetos e estabelecimento de normas, diretrizes e metodologias a serem utilizadas pelos gerentes de projetos, não se envolvendo diretamente na execução;
  • PMO consultivo, que apoia os gerentes na condução dos projetos, de acordo com necessidades específicas.

Podemos destacar as principais responsabilidades do escritório de gerenciamento de projetos como:

  • Apoiar as etapas de planejamento, execução e implantação de projetos;
  • Definir a metodologia a ser utilizada;
  • Assegurar a qualidade dos recursos humanos no time do projeto;
  • Orientar e facilitar a comunicação e negociação;
  • Informar a administração sobre o desempenho do projeto;
  • Apoiar na definição das prioridades e identificação de riscos;
  • Garantir a integração das áreas e processos aos objetivos do projeto;
  • Identificar os impactos organizacionais.

Assim, percebemos o importante papel do PMO no gerenciamento de projetos orientando, coordenando, integrando e apoiando a condução das atividades, através de metodologia e fornecimento de dados consistentes, decorrentes da padronização e centralização de informações do projeto, necessários para a tomada de decisões.

De forma clássica, as etapas na condução de projetos podem ser resumidas da seguinte forma:

Planejamento

Esta etapa é de extrema importância, tendo em vista que o investimento e o esforço no planejamento do projeto vão contribuir positivamente para mitigação de possíveis desvios. Podemos definir como desvios toda ocorrência recorrente ou eventual, que prejudica a entrega final e o objetivo do projeto.

Planejar é definir de forma clara os papéis, prazos, responsabilidades e entregáveis de cada um dos recursos do time do projeto, bem como tornar claros o escopo e objetivos a serem alcançados. É nesta fase que se definem regras de governança incluindo estrutura hierárquica de pessoas (organograma do projeto), agenda de reuniões recorrentes e demais recursos necessários.

Um outro ponto importante que não podemos deixar de destacar é a definição do time do projeto. É desejável que os participantes diretos possuam habilidades técnicas referentes às suas atividades ou processos, além de apresentarem nos seus perfis os seguintes comportamentos: facilidade de trabalho em equipe, capacidade de adaptação às mudanças e atitudes de liderança. Estes são elementos essenciais e facilitadores para o bom desempenho das atividades de um projeto.

Em resumo, planejar é organizar todos recursos aplicados e alinhar as expectativas de todos stakeholders ou partes envolvidas num projeto.

Implantação

Nessa etapa, o PMO em conjunto com os gerentes de projetos tem como principais responsabilidades: acompanhar o andamento e qualidade das ações das etapas do projeto; apontar riscos ou pontos de atenção;  mediar conflitos e propor alternativas ou soluções; incentivar a transparência e o compartilhamento das informações de todas as decisões tomadas; solicitar ao time do projeto ações de contramedidas para correção de curso de atividades não concluídas no prazo planejado; reforçar as definições, objetivos do projeto e responsabilidades e quando necessário solicitar apoio aos patrocinadores do projeto;

Qualquer desvio constatado no prazo ou nas ações planejadas do projeto deverá ser compartilhado com o time e patrocinadores do projeto, buscando ações corretivas e mitigação do impacto na conclusão e entregas finais.

Sustentação

Consiste em um período pré-determinado após a implantação do projeto, onde o time irá acompanhar os indicadores críticos da operação (KPIs) de forma periódica e, quando necessário, adotar rapidamente medidas corretivas sobre desvios ou dificuldades identificadas pelo time e/ou demais envolvidos/impactados nos processos da empresa.

Esses indicadores geralmente são obtidos através do planejamento realizado juntos aos processos envolvidos de volumes físicos, financeiros ou percentuais iniciais de atendimento de serviços, que deverão gradativamente evoluir até o atingimento das novas metas de performance.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock e Reprodução

 

Postagem anterior

Ambev promove campanhas de inclusão e conscientização durante a Copa do Mundo

Próxima Postagem

BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.