Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para o varejo, o foco está na tal da experiência

Caio Camargo de Caio Camargo
29 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Para o varejo, o foco está na tal da experiência

Hamburgueria Jurassic Park Burger, em São Paulo

Já parou para pensar sobre o quanto as empresas estão, de fato, prontas para atender ao cliente nessa nova era de digitalização? Com certeza essa é uma das principais perguntas que rondam o varejo, independentemente do porte ou do segmento, especialmente nesses últimos tempos em que o digital ditou o acesso a produtos e serviços de maneira mais ágil, personalizada e dinâmica. As demandas e oportunidades que precisaram ser criadas a partir do cenário de pandemia geraram uma consequente aceleração digital do comércio e impactaram a experiência do consumidor.

Compartilho uma experiência pessoal recente que ilustra bem esse cenário: durante um jantar em família, enquanto conversávamos, fui notificado pela minha esposa de que precisaria comprar um livro para meu filho. O processo entre ser avisado de que a compra precisaria ser feita, pegar meu celular para checar o nome do livro, pesquisá-lo no marketplace que costumo acessar e finalizar a compra durou cerca de um minuto! Esse foi o tempo necessário para saber que no dia seguinte o produto já estaria na minha casa.

A partir daí, comecei a pensar em como tudo isso teria acontecido alguns anos atrás. Provavelmente receberia um papel da escola com a lista de materiais (e não por mensagem em um grupo do WhatsApp), planejaria uma visita a uma loja especializada só no fim de semana (quando teria tempo), correndo o risco de não encontrar o livro por falta de estoque e ter que solicitar o exemplar e aguardar uma ou duas semanas até que o produto chegasse na loja. E, após toda essa jornada, ainda teria que retornar ao estabelecimento para buscar o livro.

Porém, não significa que os formatos tradicionais serão atropelados pelo digital, mas que o varejo precisa se adaptar para oferecer, além do consumo, uma experiência perfeita para o consumidor. Uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook em agosto deste ano, mostrou que 64% dos brasileiros concordam que novas experiências tecnológicas durantes as compras aumentam o interesse em consumir mais dessa marca ou loja. Se um negócio não está disposto a oferecer algo que faça o cliente sentir vontade de visitar aquele local, o comportamento esperado é que ele procure – e encontre – lugares novos para consumir, pensando sempre na melhor comodidade e experiência.

Para o varejo, o foco está na tal da experiência
Hamburgueria Beco Hexagonal, inspirada na saga de livros e filmes Harry Potter

Apesar das inúmeros facilidades do ambiente virtual, muitas pessoas ainda não abrem mão de vivenciar experiências presenciais. Cito exemplos de negócios recentemente abertos em São Paulo, como as hamburguerias Jurassic Park Burger Restaurant e Beco Hexagonal, inspiradas, respectivamente, pelos filmes de Jurassic Park e pela saga de livros e filmes Harry Potter – ambas com reservas cheias até 2022 e filas de espera enormes. O motivo por trás desse sucesso todo é justamente a questão de oferecer uma experiência imersiva e diferente para o cliente. Para além dos produtos vendidos, ser parte do ambiente lúdico engaja e é parte importante do pacote da tal experiência.

O varejo é acompanhado de incontáveis segmentos diferentes e, sim, é possível oferecer experiências únicas em cada um deles. Claro, ter uma loja ou marca que tenha verdadeiros fãs, que as priorizam acima da concorrência, não é uma tarefa fácil, com resultados visíveis da noite para o dia. Mas quando o foco está em colocar o cliente no centro, integrar tecnologia em todas as frentes, otimizar a logística e pensar fora da caixa para oferecer conforto e novidades para o “novo consumidor”, o varejista irá ver que tornar o negócio disputado e consolidado pode até levar tempo, mas vale a pena. Aliás, para quem vende e já está prestes a enfrentar o furacão chamado Black Friday: o que você está fazendo para proporcionar uma experiência inesquecível para seus clientes?

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Pão de Açúcar Fresh, nova aposta do GPA para produtos frescos, ganha primeira loja

Próxima Postagem

NBA inaugura em shopping de São Paulo sua maior loja na América Latina

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
NBA

NBA inaugura em shopping de São Paulo sua maior loja na América Latina

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.