Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da decisão do Magalu na discussão da pauta racial nas empresas

Marcos Hirai de Marcos Hirai
29 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A recente carta aberta publicada pelo CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, sobre a criação de um programa de trainees só para negros acabou previsivelmente repercutindo de forma barulhenta na internet e houve forte reação nas mídias sociais aflorando paixões e gerando calorosos debates acerca da legalidade, constitucionalidade e mesmo da sua oportunidade. Na sua visão, hoje há um claro desequilíbrio entre o número de funcionários e o de lideranças negras dentro da empresa.

“Claramente, se temos 53% da equipe negra e parda e só 16% de negros e pardos em cargos de liderança, há um problema para resolver com uma ação concreta.” Por isso, Frederico, junto com o conselho presidido por Luiza Trajano, olharam os números e lançaram a iniciativa para reparação. Constataram que, de 40 mil funcionários, a metade é de pessoas negras, mas estes estão fora dos cargos de liderança, representando apenas 16% dos líderes da empresa. No comitê executivo e no conselho administrativo, não há representação negra. Nos últimos anos, o programa de trainee do Magalu formou apenas dez negros entre as 250 lideranças que passaram pelo processo.

A pauta racial no Brasil ainda é assunto muito polêmico e controverso dentro das empresas. Mas o fato de essa iniciativa inédita ter partido diretamente do seu CEO, sendo o Magazine Luiza o que é, e considerando sua representatividade e seu porte, acende holofotes sobre o tema. O ano de 2020 certamente será lembrado pela pandemia do coronavírus e pelo movimento antirracista Black Lives Matter (em português: “Vidas Negras Importam”). Este assunto, portanto, se mostra mais atual e urgente possível.

Frederico Trajano faz parte da terceira geração da família que fundou o Magazine Luiza e, desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2016, fez o valor de mercado da companhia crescer incríveis 183 vezes, consolidando a empresa como a maior varejista de bens duráveis e vendas online e uma das maiores do País. Com o avanço do mercado eletrônico durante a pandemia, o Magalu cresceu por estar há anos investindo na transformação digital interna e de sua cadeia produtiva. Cresceu mais de 50% no primeiro semestre deste ano.

Em apoio à iniciativa do Magalu, de maneira inédita e histórica no Brasil, e talvez no mundo, 73 das maiores e mais expressivas empresas e instituições do País saíram publicamente em sua defesa em anúncio no jornal Folha de S.Paulo, destacando e enfatizando que, além de inovador, o programa de trainees para negros cumpre o objetivo de combater o estado de apartheid racial corporativo nos postos gerenciais e executivos das empresas nacionais e multinacionais, além de constituir num gesto de apreço e consideração aos negros brasileiros, e um esforço republicano de fortalecimento da democracia, de combate às desigualdades e, sobretudo, de valorização da dignidade humana.

Por tudo isto, é hora de começarmos uma reflexão séria sobre esse tema, essencial nas empresas nos nossos dias atuais. A decisão corajosa do Magalu é digna de uma empresa que tem credenciais para promover discussões como esta. Ela é, sem dúvida nenhuma, a referência positiva para muitos empresários brasileiros em assuntos tão diversos como gestão, sucessão, pioneirismo, governança, valores, gestão de pessoas, transformação digital, interiorização, expansão, fusões e aquisições, turnaround e inovação, e certamente agora também será lembrada como a empresa referência em inclusão racial. O Brasil agradece.

* Imagem: Reprodução

Postagem anterior

E-Commerce: índice de vendas cai 9,15% em agosto ante julho

Próxima Postagem

Amazon Prime Day estreia no Brasil nos dias 13 e 14 de outubro

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Amazon Prime Day

Amazon Prime Day estreia no Brasil nos dias 13 e 14 de outubro

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.