Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

7 tipos de softwares que você deveria utilizar para agilizar seu home-office

Caio Camargo de Caio Camargo
29 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
7 tipos de softwares que você deveria utilizar para agilizar seu home-office

Dado o contexto de termos um cenário onde o home-office é cada vez mais uma nova realidade profissional. Passado o desafio inicial de se provar que era possível ser tão produtivo em casa quanto se era no escritório, o maior desafio agora é alinhar a produtividade conquistada com um ritmo que permita harmonizar as necessidades do escritório com as necessidades e deveres de quem está em casa, principalmente se você convive com mais pessoas em sua casa, como amigos ou familiares.

Abaixo, eu apresento alguns tipos de softwares que possam auxiliar você a construir uma rotina de trabalho mais produtiva. Obviamente já fugi da obviedade de algumas ferramentas, como o WhatsApp, ou os aplicativos de videoconferência, já consolidados no cotidiano na maioria. Esses são alguns dos meus “hacks” favoritos de produtividade.

1 – Cadernos virtuais

Anotar no caderno para alguns é uma excelente maneira de não se esquecer do que foi comentado ou quais serão os próximos passos de uma reunião. Mas se encontrar em meio a tantas páginas que já tenha escrito, para lembrar algo que tenha sido dito ou combinado há dois ou três meses atrás pode ser uma tarefa complexa ou que tome mais tempo do que o necessário. Softwares como o OneNote ou mesmo o Evernote (meu preferido!), podem ajudar você a organizar seus assuntos em “cadernos” especiais e dessa forma recuperar o conteúdo de forma mais rápida. De outra forma, dado que a maioria desses softwares trabalha em nuvem, permite que você possa escrever sem se preocupar em salvar (salva automaticamente), além de ser multiplataforma, ou seja, você pode começar a anotação em seu notebook, e complementar ou terminar em seu celular, por exemplo. É necessário uma certa persistência até que comece a utilizar de forma “natural”, mas os ganhos são muitos!

2 – Produção de artes

É incrível a importância que as redes sociais ganharam nessa pandemia. Estar presente nesse meio nunca foi tão essencial quanto hoje. Mas como produzir tanto conteúdo sem ter conhecimento de design? Há um número bem interessante de softwares disponíveis, a maioria com alguns recursos gratuitos. Três que chamam a atenção nesse contexto são o Spark, o Canvas e o nacional Trakto, meu preferido. Em todos, apenas subindo imagens e seus textos, rapidamente você consegue criar uma arte para algum perfil ou rede social, sem maiores dificuldades. Vale a pena experimentar e entender qual melhor se adequa às suas necessidades.

3 – Gerenciamento de redes sociais

E se estar nas redes sociais faz sentido, vale também a pena manter uma boa constância de postagens nessas redes sociais. Para isso, vale a pena testar alguns dos softwares que permite o agendamento de suas postagens nas redes sociais de sua preferência, evitando que você precise entrar em suas redes todos os dias para suas postagens. Se programando bem, em poucas horas, você consegue montar um calendário de postagens para o mês inteiro. Particularmente, gosto muito da solução da MLabs.

4 – Comunicação de grupo

Nem só de WhatsApp e Telegram vive a comunicação de sua equipe. Uma das ferramentas muito utilizadas para esse tipo de comunicação é o Slack, que permite a integração como uma série de outras ferramentas e soluções, permitindo o desenvolvimento e controle de projetos dentro da própria ferramenta. Além do Slack, há uma boa gama de ferramentas interessantes, como por exemplo o Teams da Microsoft.

5 – Gerenciamento de projetos

No meio da comunicação mais distante, se sua empresa gerencia projetos, vale a pena utilizar ferramentas de gerenciamento como o Trello por exemplo, para auxiliar no acompanhamento de todas as atividades.

6 – Mapa mentais

Perdido em meio às ideias de um novo projeto? Já ouviu falar de mapa mental? Mapas mentais ajudam a organizar ideias e caminhos para o desenvolvimento de projetos. Vale a pena dar uma olhada sobre o assunto e entender como eles podem ajudar você a encontrar novos caminhos. Um dos que uso é o Freemind, simples, mas totalmente gratuito.

7 – CRM’s

CRM. Sim, se você trabalha com clientes, precisa ter de alguma forma alguma maneira de entender quem são, o que compram e como e quando você deve acioná-los. De um simples caderninho às grandes plataformas, esse é um campo onde você consegue facilmente encontrar alguma solução que se encaixe em seu segmento ou modelo de negócio. Costumo a dizer que mais do que ferramenta, o que faz de fato um CRM ser bom é como você o utiliza. Se não utiliza nada, comece!

Extra: Pomodoro

Cansado de tanto lembrete e notificação de agenda ou de redes sociais? Pomodoro é uma conhecida técnica quer permite que você se concentre em alguma atividade por 25 minutos e faça curtos descansos entre uma e outra, atingindo melhor produtividade. De olho nessa técnica, tente alguns softwares que permitem “bloquear” seus lembretes e notificações (como o Whats) durante esse tempo de foco.

Espero que essas dicas possam ajudar você a ser mais produtivo em sua rotina!
Grande abraço!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dia dos pais: vendas devem aumentar 23%

Próxima Postagem

Ikesaki reformula loja online com uso de inteligência artificial

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Loja virtual Ikesaki

Ikesaki reformula loja online com uso de inteligência artificial

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.