Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A pandemia dos hiperativos

Fabio Aloi de Fabio Aloi
29 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
tempo

A maior demanda da sociedade atual é o tempo. A carga de informações que recebemos atualmente é desproporcional à capacidade de processamento e armazenamento do nosso cérebro, apesar desse ser uma máquina quase perfeita, mas como toda máquina, sujeita a fadiga se não bem utilizada.

Um consumidor está exposto a mais de 8 mil estímulos diários de compras: TV, internet, outdoors, rádio etc. E é óbvio que esse bombardeio satura qualquer cérebro. E como nossa mente nos protege dessa tempestade de informação? Bloqueando-a. Jogando o que não serve numa espécie de lixeira mental.

O paradoxo interessante é que, ao mesmo tempo que temos excesso de informação, nos distraímos com mais facilidade. As redes sociais ajudaram a nos tornar mais distraídos, com baixa capacidade de memorização. Nada é capaz de segurar nosso foco por mais de alguns segundos. Vivemos uma pandemia de déficit de atenção.

A geração Z, aqueles com até 23 anos, é quase incapaz de absorver uma mensagem com mais de 1 parágrafo e passa o dia ansiosa pelos dois pininhos azuis do WhatsApp, enquanto consome vídeos rasos de não mais de 15 segundos no TikTok. É para esse público que você vai vender seus produtos. É esse público que vai ser seu colaborador.

Será que as técnicas de vendas e de desenvolvimento de pessoas para uma melhor performance de vendas nas empresas de varejo, shoppings, prestadores de serviços estão adaptadas a esse contexto?

Será que estamos, de fato, entendendo que consumidores e colaboradores dividem códigos, valores e anseios semelhantes? Afinal, nossos colaboradores são consumidores de outras marcas, produtos e serviços.

O fato é que não podemos mais dissociar experiência do cliente da experiência do colaborador. O tema deve ser endereçado como um corpo único dentro das empresas.

Não a toa, a pesquisa mais recente da Harvard Business Review mostra que mais de 70% dos colaboradores de todo o mundo não estão engajados com as suas companhias. Se sentem apartados das iniciativas e ações da empresa.

Em um contexto desse não há como se falar em melhorar performance de vendas sem enfrentar os desafios atuais no processo de treinamento, desenvolvimento e engajamento de colaboradores.

Por mais que sua empresa tenha uma excelente estratégia de experiência do cliente, as percepções dos clientes são construídas e reconfiguradas no momento do atendimento, e se os colaboradores não estiverem na mesma sintonia o trabalho é em vão.

Fabio Aloi é sócio-diretor da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Como a IA e o tratamento de dados podem auxiliar na manutenção de um bom fluxo de caixa

Próxima Postagem

PepsiCo inaugura loja autônoma com produtos do seu portfólio no Parque Villa Lobos

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
PepsiCo

PepsiCo inaugura loja autônoma com produtos do seu portfólio no Parque Villa Lobos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile