Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do retail media

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
29 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia, Retail Media
Tempo de leitura: 3 minutos
O futuro do Retail Media

Nos últimos anos, o varejo tem testemunhado uma mudança significativa no ambiente digital. O surgimento do retail media emergiu como um dos desenvolvimentos mais impactantes neste cenário em constante evolução. Cada vez mais, marcas têm entendido os benefícios de realizar anúncios dentro das plataformas de compras. No entanto, ainda temos muito a conquistar.

De acordo com estimativas da eMarketer e do Google, a modalidade será responsável por aproximadamente 25% dos investimentos de empresas com publicidade digital até 2026. Estamos falando de um espaço que cresce de forma acelerada e já faz parte do presente. Mas, qual será o futuro do retail media?

Primeiramente, é importante trazer alguns conceitos sobre o que é o retail media e como vem sendo aplicado pelas marcas. Em essência, os marketplaces transformam seus ativos digitais em espaços publicitários, aproveitando o tráfego e o engajamento que possuem para oferecer oportunidades para empresas que vendem ou não em uma plataforma.

Atualmente, um dos principais benefícios desse formato é poder alcançar os consumidores em um ambiente de compra altamente relevante e direcionado, falar com a audiência certa, no momento adequado. E engana-se quem pensa que isso vale apenas para as grandes marcas. Os marketplaces disponibilizam também para os pequenos e médios empreendedores uma plataforma de operação rica em informações e ferramentas que as tornam acionáveis no dia a dia. É possível criar campanhas para determinada linha de produto, ações para atrair seguidores, bem como reservar espaços premium no app, como banners na página principal, por exemplo.

Além disso, o retail media fornece informações valiosas sobre o comportamento e as preferências do consumidor. Ao aproveitar estes dados, os anunciantes podem personalizar as suas campanhas com precisão, garantindo que as suas mensagens impactem o público certo, na hora certa. Esta abordagem baseada em dados aumenta a eficácia da publicidade e permite a otimização contínua com base em feedback e análises em tempo real.

Para os varejistas, exibir anúncios relevantes pode melhorar a experiência do cliente em seus sites e aplicativos, aumentando o engajamento e a fidelidade. Além de gerar uma competitividade aprimorada e de monetizar o tráfego online.

As agências de publicidade têm incorporado essas soluções em seus planos de ações para otimizar os resultados dos negócios dos seus clientes. Daqui para a frente, a tendência é uma maior integração em várias plataformas e canais de vendas. As empresas de varejo e marketplaces buscarão sincronizar suas estratégias de promoção de produtos em todos os pontos de contato com o cliente, incluindo mídias sociais e ações combinadas como criação de produtos em conjunto, proporcionando uma experiência de compra mais coesa e personalizada.

Neste sentido, a personalização é essencial para o sucesso dos Ads. Investir em pacotes que fujam da exposição da marca e que criem novas oportunidades para os anunciantes é crucial. Dessa forma, é possível alcançar o topo do funil de vendas, mas também gerar awareness e interação com o consumidor. Há modalidades como a live commerce que podem dar um retorno imediato no investimento.

Além disso, o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e realidade aumentada, transformará ainda mais o cenário dessa mídia. Essas features permitirão a automação de processos de anúncios, análise de dados em tempo real e até mesmo experiências de compra imersivas, criando oportunidades para o envolvimento ainda maior do cliente.

Felipe Lima é líder de Desenvolvimento de Negócios na Shopee.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken leva robô com inteligência amigável para auxiliar garçons a cinco bares parceiros

Próxima Postagem

O que mudou na experiência do cliente com a digitalização do mercado de luxo?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
O que mudou na experiência do cliente e a digitalização do mercado de luxo?

O que mudou na experiência do cliente com a digitalização do mercado de luxo?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile