Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos Mercado&Food

10 maneiras de utilizar a Inteligência Artificial no foodservice

Fernando Blower de Fernando Blower
29 de maio de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Alavancar as vendas e conquistar mais clientes são os principais objetivos de quem trabalha com alimentos e bebidas, segundo 53% dos respondentes da última pesquisa de operadores realizada pela ANR, Galunion e Abia. Assim como a maioria das empresas, o setor também enfrenta uma grande transformação digital. Com a pandemia, clientes e empresas quebraram barreiras com a tecnologia e usaram cada vez mais ferramentas, seja para comodidade, seja para aumentar a eficiência nos negócios. Desde então, organizações começaram a estudar cada vez mais formas de usar a Inteligência Artificial a seu favor.

Investir em novas ferramentas no foodservice pode melhorar a eficiência operacional, a experiência do cliente e até mesmo a tomada de decisões estratégicas. O importante é estar atento aos avanços, aderir às tendências e escolher a que melhor se adequa ao seu negócio. Diferentemente do passado, quando sistemas eram caros e de implantação complexa, hoje há muitas possibilidades, inclusive para pequenas empresas.

Confira abaixo dez maneiras práticas de utilizar a IA na alimentação fora do lar:

Produtos personalizados

A tecnologia pode oferecer recomendações de menu com base nas preferências anteriores e no histórico de pedidos. Isso pode ser implementado em aplicativos móveis, quiosques de autoatendimento e até mesmo em sistemas como chatbots.

A Inteligência Artificial permite que os consumidores atualizem seus pedidos, adicionem extras ou alertem para alergias e preferências. Os históricos de pedidos e modificações também são salvos em apps, tornando as sugestões mais fáceis e ágeis para os estabelecimentos. Boas soluções de CRM ajudam ainda a manter uma relação de longo prazo com o cliente.

Demanda

Algoritmos podem analisar dados históricos de vendas, padrões sazonais, eventos locais e até mesmo o clima para prever a demanda futura de alimentos e bebidas. Isso ajuda os restaurantes a aperfeiçoar o estoque e a reduzir o desperdício de alimentos.

Automação de processos

A tecnologia também pode automatizar uma variedade de processos no foodservice, desde a gestão de pedidos e pagamentos até a operação de equipamentos de cozinha.

Feedback

Ferramentas de Inteligência Artificial podem analisar automaticamente o feedback dos clientes nas redes sociais, nos sites de avaliação e nas pesquisas de satisfação. Dessa forma, é possível entender melhor as preferências e identificar áreas de melhorias.

Os recursos também podem ajudar no atendimento direto com os clientes, por exemplo, utilizando chatbots via WhatsApp. Assim, o consumidor interage de forma cada vez mais fluída. Para os restaurantes, essa tecnologia permite escalar a comunicação de forma eficiente e gerar dados qualificados e filtrados em tempo real. Imagine também monitorar automaticamente as redes sociais, entender as trends e gerar alarmes de situações extremas boas ou más.

Gestão de custos

A IA também ajuda na gestão de custos, otimizando os preços dos produtos, prevendo o valor dos ingredientes e até mesmo automatizando tarefas de contabilidade e folha de pagamento. Plataformas de inteligência artificial podem varrer as concorrências identificando oportunidades de preços e promoções e sugerir em tempo real ofertas para que o restaurante seja mais atrativo. Há ainda mais eficiência em revenue management.

Segurança de alimentos

Os algoritmos ainda podem e devem ser usados para monitorar a segurança de alimentos. Com eles, é possível identificar potenciais riscos de contaminação ou adulteração, além de alertar os operadores a tomarem medidas emergenciais. Como exemplo, podemos controlar remotamente e em tempo real a temperatura dos equipamentos refrigerados ou a emissão de etiquetas de produção e validade com parâmetros previamente programados e relatórios de performance.

Controle de CMV e gestão de desperdícios

Já existem plataformas de Inteligência Artificial capazes de apoiar e gerar insights sobre desperdícios. Com câmeras posicionadas na operação, conseguem monitorar as sobras e os descartes dos alimentos, identificando produtos e custos individuais e gerando valores estimados de desperdícios em tempo real. Uma potente aliada no controle efetivo do CMV do restaurante.

Geração de conteúdos digitais

Existem diversas soluções de Inteligência Artificial generativa que apoiam as áreas de marketing na produção de conteúdos, seja em textos, imagens, vídeos ou até áudios, promovendo maior produtividade, assertividade e criatividade.

Gestão operacional do salão

Há ainda soluções que permitem o monitoramento do salão do restaurante, gerando insights e alertas muito úteis para ações e otimizações das equipes. Por meio de câmeras, é possível identificar tempos de espera dos clientes e de atendimento das mesas, ocupação em tempo real dos salões, controle de materiais de segurança na cozinha (como uso de luvas), entre outras ações.

Gestão de produtividade

Existem também plataformas de IA capazes de monitorar individualmente cada colaborador na cozinha no preparo dos pratos, permitindo uma leitura eficiente de produtividade (tipo de prato por tempo) e qualidade produzida para fornecer subsídios aos gerentes. Assim, é possível pagar variáveis, por exemplo, por meio de um plano de incentivo de eficiência para os colaboradores.

Por fim, a Inteligência Artificial no foodservice não apenas melhora a eficiência operacional, mas também aprimora a experiência do cliente, impulsiona a inovação e permite que os restaurantes se adaptem às demandas em constante mudança do mercado.

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

AliExpress diz que imposto para compras internacionais prejudica população brasileira

Próxima Postagem

BYD lança na China novos carros híbridos com autonomia de mais de 2 mil quilômetros

Fernando Blower

Fernando Blower

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e presidente do SindRio, entidade que em conjunto representa mais de 12 mil estabelecimentos do setor. Já atuou como advogado consultivo em direito administrativo e direito privado e acumula assentos em diversos conselhos como o da Firjan, Fecomercio, ESPM, Senac e Secretaria Estadual e Municipal de Turismo do Rio.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Ações de montadoras chinesas de veículos elétricos sobem, após salto nas vendas em maio

BYD lança na China novos carros híbridos com autonomia de mais de 2 mil quilômetros

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.