Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Já pensou que a IA pode ser a sua melhor parceira, estagiária ou coach?

Episódio 2: Vamos entender como a IA pode somar no nosso dia a dia e não nos suprimir

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
29 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Já pensou que a IA pode ser a sua melhor parceira, estagiária ou coach?

Neste artigo vou dividir com vocês como estou enxergando a participação da IA no dia a dia nas empresas e para dar luz a essas ideias vou compartilhar alguns highlights da SXSW 2023, que é o maior evento de inovação do mundo, que aconteceu em Austin, no Texas, e terminou no dia 19 de março.

O tema IA esteve em grande parte dos palcos como assunto principal. Trouxe muita informação para ampliar os horizontes da representatividade que ela terá na nossa vida e muitos exemplos práticos da sua eficiência, como palestras onde a apresentação tinha sido feita utilizando somente o ChatGPT e com resultados excelentes e em tempo recorde. Também levantou a importância fundamental da capacitação das pessoas para a sua utilização e o quanto ela proporcionará que sejamos seres humanos melhores, ao passo que a IA será alimentada com os dados gerados por todos nós.

Nossa mente deve estar cada vez mais aberta a mudanças. E, talvez, se perguntar como ela pode me ajudar, seja um ótimo passo. Como “quero trazer logo algumas tarefas que a nossa parceira pode colocar a mão na massa por nós e liberar nossas agendas para fazer coisas que estão um degrau acima. E que tarefas são essas que a IA pode dar conta?”

Eis algumas delas: gerar conteúdo, responder perguntas, analisar, ofertar alternativas, fazer o reconhecimento da fala, criar músicas, criar imagens a partir de textos, traduzir idiomas, analisar informações, ser um assistente virtual… e por aí vai!

Trago as palavras do Kevin Kelly, fundador da revista Wired, que tem uma visão muito positiva sobre como será o uso da IA no futuro e diz que ela pode se transformar no nosso estagiário pessoal universal e nos ajudar naquelas tarefas improdutivas, mecânicas, que não gostamos de fazer, ou de torná-las mais eficientes. Mais do que isso. Poderá nos permitir pensar diferente, a partir de outros pontos de vista, rapidamente coletados ali.

E de onde vem toda essa habilidade da IA para fazer tudo isso e muito mais? Vem de muito treino e de muitos dados. E, cada vez mais, a nossa parceira vai estar sabida, porque à medida que a utilizamos, novos dados vão sendo cadastrados no seu imenso banco de dados.

E para que esse ciclo seja virtuoso, preciso chamar a atenção para a necessidade de capacitação das pessoas. A utilização da IA demanda treinamento para que ela realmente seja uma aliada e inclua as pessoas. E quem vai cuidar dessa capacitação? Os governos e empresas precisam urgentemente colocar essa necessidade para pauta prioritária.

E aí, o que fica claro no fim do túnel para nós? Para mim, fica muito claro que as tecnologias estão vindo a galope para aliviar a carga das pessoas, fazendo uma triagem das tarefas, separando o que a IA pode se comprometer em dar conta. E, com isso, liberar as pessoas para criarem o novo, o que não está nos bancos de dados ainda, para terem mais tempo para cuidar de si e para estarem com a família e amigos e,  por tabela,  ajudar a reduzir os índices elevadíssimos de ansiedade e de depressão que assolam a humanidade.

Podem ter certeza de que nada disso é por acaso. A IA tem um papel na humanidade muito importante e o que temos que fazer agora é treinarmos para que saibamos usá-la buscando os melhores resultados. Aí está a grande desafio.

Amy Webb, que  é uma das mais respeitadas futuristas e CEO do Future Today Institute, nos lembra que as respostas da IA são totalmente dependentes das nossas perguntas. Nesse momento, o foco é treinar. Todos devem treinar para fazer as perguntas certas e, com isso, aprimoraremos o conteúdo coletivo que ficará armazenado nos bancos de dados da IA. Ninguém tem todas as respostas ou sabe tudo, nem mesmo a Inteligência Artificial.

E fecho o nosso artigo dizendo que nós somos responsáveis por abastecer essa grande base de dados com as melhores referências para que as respostas sejam cada vez melhores. E para isso, precisamos ser treinados pelos governos e pelas empresas. Esse papel é da sociedade. Capacitar para inserir!

O objetivo final é que a IA nos faça seres humanos melhores, aprofundando os nossos conhecimentos e dando pista para subirmos a nossa barrinha da felicidade.

E assim seguimos conhecendo mais sobre a IA.

Vejo vocês no próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Lacta digitaliza Páscoa e estreia página oficial no Mercado Livre

Próxima Postagem

Totens de autoatendimento e omnichannel são destaques do primeiro dia da Autocom 2023

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
autocom

Totens de autoatendimento e omnichannel são destaques do primeiro dia da Autocom 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.