Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que falta para o Pix Saque e o Pix Troco estarem em todas as esquinas?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
29 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O que falta para o Pix Saque e o Pix Troco estarem em todas as esquinas?

Uma modalidade permite sacar de estabelecimentos comerciais cadastrados usando Pix, como lojas, padarias, supermercados, caixas eletrônicos e casas lotéricas. Já a outra envolve uma transação de compra, em que o lojista pode devolver um troco em espécie para consumidores que pagarem um valor maior ao do produto. O Pix Saque e o Pix Troco, respectivamente, foram anunciados pelo Banco Central (BC) desde o fim do ano passado e, aos poucos, estão tomando corpo no varejo brasileiro.

Embora já somem 71,1 mil transações até janeiro deste ano, feitas por 43 mil pessoas – segundo dados do BC -, o número é muito baixo na comparação entre pessoas físicas. O Pix Saque, inclusive, foi o que que ganhou maior adesão, representando 97,7% das transações.

Para se ter uma ideia, em fevereiro, o sistema bateu recorde de mais de 54 milhões de transações em um único dia, o que representa cerca de 2,5 milhões a mais que a maior quantidade do recorde anterior. E os números são cada vez maiores.

Ainda, uma pesquisa encomendada recentemente pela Fiserv mostra que o Pix é o pagamento do futuro. Em um intervalo de dez anos, o sistema será o meio de pagamento mais comum (91%) entre a população. Carteiras digitais (82%) e leitura de QR Code (81%) seguem a lista.

Por outro lado, um a cada cinco brasileiros acredita que o dinheiro em espécie deve desaparecer na próxima década. E 60% presumem que o cheque deve sumir – o que mostra a digitalização dos meios de pagamento.

Mas se o Pix é tão popular assim, o que falta para ter Pix Saque e o Pix Troco em todas as esquinas? Primeiro ponto de reflexão é destacar o timing: como as soluções foram lançadas no fim de novembro, período de aumento dos números de vendas com as festas de fim de ano, é possível e provável que os varejistas não tenham tido tempo hábil de aderir fazer integrações tecnológicas e implantações das modalidades em um período já movimentado.

O segundo ponto é provocar os varejistas a pensarem quanto custa tirar o dinheiro das lojas – qual é o valor investido por mês para custear os carros fortes que vão esvaziar os caixas. Será que não vale oferecer uma (ou duas) facilidade(s) a mais para o cliente e ainda ver a experiência da ida ao estabelecimento como uma oportunidade de (a) reduzir o valor com carros forte e (b) usar a ida até o estabelecimento para uma possível venda.

Temos muitos desafios pela frente – como o varejista vai gerenciar a quantidade de células em cada caixa? Como os processos – tecnológicos e humanos – serão revisados para evitar fraudes? Como se dará todo o embrolho de taxas, impostos e burocracias em cada configuração de automação comercial?

Pix Saque e o Pix Troco podem estar caminhando em um ritmo um pouco mais lento que a adesão do Pix – se comprar com as taxas que estamos acompanhando desde novembro de 2020. Mas o que podemos apostar é que a experiência em ter um potencial cliente, fisicamente, no seu estabelecimento é ir além de oferecer uma experiência para ele: é potencial de conversão.

Murillo Restier é diretor de Vendas e Produtos Multi-adquirentes na Fiserv Brasil.

Imagem:  JCLobo / Shutterstock.com

 

Postagem anterior

Burger King lança pedidos de delivery pelo WhatsApp

Próxima Postagem

Quando a coopetição chegará ao foodservice?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Entrega abaixo de 25 minutos aumenta a frequência no foodservice

Quando a coopetição chegará ao foodservice?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.