Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franquia Social: Como algumas franquias têm conseguido resolver problemas complexos num mundo em desenvolvimento

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
29 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

O que o franchising faz para a economia mundial é inegável. O modelo é adaptável às mais diversas culturas e geografias. Por ser escalável, ajuda de forma significativa a economia local. Ao desenvolver uma rede, cria-se também toda uma cadeia de novos empreendedores, pessoas que vão gerar empregos e efetivamente criar uma nova classe econômica. Para o franqueador significa ganho de capilaridade e, para o franqueado, acesso a uma fórmula de negócio de sucesso e ganho de escala.

Ou seja, o que a indústria do franchising faz é algo único. Somos capazes de replicar conceitos, com consistência e de forma sustentável, com produtos e serviços que são economicamente viáveis, lucrativos e que carregam consigo nossa identidade e promessa enquanto marca. E nós fazemos isso o tempo todo. Cada vez mais, o modelo do franchising começa a ser explorado num escopo maior, inclusive no contexto social e ambiental.

De forma geral, o franchising social se diferencia do franchising comercial em dois aspectos fundamentais:

  • Econômico – No modelo de franquia comercial, a marca pode efetivamente esperar que o consumidor possa pagar o que aquele determinado produto ou serviço vale, e espera obter lucro com isso. No modelo social, o objetivo não é lucrar, mas sim ser autossustentável e ampliar sua área de atuação, ou seja, o crescimento do projeto social. Todos os recursos obtidos são reinvestidos no próprio projeto;
  • Finalidade – No franchising comercial, o objetivo é vender coisas que as pessoas querem, sejam elas sanduíches, roupas, serviços ou outro item. No franchising social, o foco é vender o que as pessoas precisam. Ou seja, coisas que supram suas necessidades básicas como água limpa, serviços médicos ou educação. Coisas que para grande parte das pessoas são comuns ou banais, mas que, para alguns países do mundo, são escassas e urgentes.

E ele também se diferencia das demais ações sociais também em três aspectos fundamentais:

  • Processos – A replicação da solução se torna efetiva e formalizada para que ineficiências sejam excluídas e as melhores práticas sejam difundidas de forma eficaz e funcional;
  • Gestão – Garantir que o processo esteja sendo aplicado corretamente e eficazmente em cada etapa, para que o propósito final seja sendo alcançado de forma sustentável ao longo do tempo;
  • Escalabilidade – A intenção é resolver e entregar as soluções para o maior número de pessoas possível, fazendo com que o problema social seja reduzido ou minado.

Um dos grandes problemas que as ações sociais enfrentam é que muitas vezes o foco é na solução imediata, ou seja, no caso de uma comunidade que necessita de água limpa, a ação pode ser construir o poço. Mas, na prática, a construção é apenas o primeiro passo. A partir daí se faz necessária a manutenção do poço, a garantia de que a água está e estará ideal para consumo ao longo do tempo, a conservação do recurso, a capacitação da comunidade para sua utilização, enfim, todos os processos que podem fazer com que ele perdure por muito tempo e atenda a comunidade a contento.

Mas o que é necessário para se estabelecer uma franquia social sustentável?

De uma forma geral, os passos são os mesmos de um negócio comercial. A diferença está na necessidade de se medir e projetar o impacto social ou ambiental que deve ser gerado e não o quanto de receita o negócio tende a trazer.

É necessária a identificação da necessidade básica a ser atendida. A demanda pode ser social ou mesmo ambiental e deve utilizar as boas práticas e ferramentas de gestão do sistema de franquias em seu desenvolvimento. O conceito deve ser amarrado com os aspectos legais e financeiros que podem impactar o negócio.

O modelo tende a ser mais sustentável justamente porque conta com a figura do franqueador, que é quem vai transferir o conhecimento e dar apoio aos seus franqueados na condução da operação.

O sistema já ajudou projetos sociais em todo o mundo a ganhar escala. Nos EUA, a IFA (International Franchise Association) desenvolveu o programa Social Sector Task Force, uma força tarefa que envolve franqueadores, fornecedores, profissionais de franquia em geral que se reuniram para ajudar franqueadores do setor social e ONGs a se tornarem mais eficientes, por meio dos princípios do franchising (http://www.socialsectorfranchising.org/). No Brasil, empresas como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e Formare (Formação profissional de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade) também atuam pelo sistema de franquias.

O franchising, por fim, acaba se tornando uma grande forma de potencializar o impacto social que se deseja alcançar em menor tempo, com menor custo e muito mais chance de dar certo.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Ofner lança quiosques temporários e linha infantil para a Páscoa

Próxima Postagem

O que sua equipe espera de você?

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
O que sua equipe espera de você?

O que sua equipe espera de você?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.