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Home Artigos

JD.com, os DRONES e o novo varejo

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
29 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem teve a oportunidade de estar na NRF’s Retail Big Show deste ano pôde conferir a palestra de Harlan Bratcher, Global Business Development da JD.com, que foi uma das apresentações mais prestigiadas desta edição.

O grupo JD está entre as 10 marcas de tecnologia mais valiosas do mundo. Apesar de não estar presente no Brasil, é uma companhia à qual empresários e gestores brasileiros deveriam conhecer e estar muito atentos. Certamente essa gigante chinesa do e-commerce tem muito a ensinar aos brasileiros por tudo que representa no ecossistema de empresas do mercado chinês e por estar redefinindo o varejo.

Uma das suas fortalezas é seu impressionante sistema logístico, que realiza 90% das entregas na China no mesmo dia ou, no máximo, no seguinte. E, para ilustrar o quanto a empresa é inovadora, em 2016 ela iniciou seu sistema delivery pelos ares, chegando às aldeias mais remotas da China por meio de DRONES.

Outro exemplo que demostra o quanto a estrutura de entrega é consistente e confiante é que a companhia entrega milhares de produtos originais através de estoques próprios e, incluindo até mesmo sorvetes e frutas frescas, servindo de benchmark para todo o varejo alimentar.

Veículos autônomos, inteligência artificial, big data e uso de robôs são algumas das novas tecnologias adotadas na operação da empresa que a tornam um exemplo de produtividade e eficiência operacional.

Para ilustrar a magnitude da empresa, nada melhor do que compartilhar alguns números por trás da potência desse negócio:

E qual seria o segredo do crescimento exponencial da JD, empresa que tem como parceiros investidores como Walmart e Google? Durante um congresso mundial de varejo, ao ser perguntado qual é a formula de sucesso da empresa num ambiente tão transformador, desafiador e com mudanças tão rápidas, o CEO Richard Liu respondeu com uma simplicidade ímpar de que tudo passava por uma cultura com foco no cliente e no pensamento de inovar todo dia.

A cultura baseada no atendimento e entendimento desse consumidor cada vez mais exigente e conectado passa pela atitude proativa dos executivos de testarem os serviços da própria empresa diariamente. Os testes identificam muitos problemas que geram inúmeras mudanças e as soluções vêm muito rápido. Esse mindset dos funcionários, de se colocarem literalmente como clientes, torna o processo de evolução dos serviços muito mais ágil e eficiente.

A busca incessante por levar conveniência para seus clientes fez a companhia iniciar movimento de sair só do “mundo online”, para fazer experiências offline. O objetivo da empresa é oferecer a seus clientes o que eles querem comprar em qualquer lugar, seja na tela de seu smartphone, seja em uma loja de conveniência ao lado de casa. O modelo é também chamado de “Novo Varejo” e faz uso intensivo de novas tecnologias.

Parte da estratégia de ir para offline passa pela inauguração de centenas de lojas próprias, inteligentes e totalmente automatizadas. São espaços de aproximadamente 140 metros quadrados, sem funcionários e equipados com tecnologias como reconhecimento facial, prateleiras inteligentes e identificação de frequência dos clientes.

A experiência em logística da JD fez um impulso significativo no desenvolvimento do setor de lojas offline como parte de sua visão de varejo sem fronteiras – a ideia de que os consumidores devem comprar o que quiserem, onde e quando quiserem – online ou offline. Isto é ou não é um grande exemplo a ser seguido pelos varejistas tradicionais?

Para toda empresa que tem em seu radar boas práticas do mercado no que se diz respeito a estratégias omnicanais, exemplos como o da JD são ideias para servir de inspiração, reflexão e provocação. Certamente nos mostram toda a disrupção que vem da China, a importância da inovação, das pessoas e da velocidade para qualquer negócio. E, o mais impactante é que demonstram, além da transformação do varejo, um mercado totalmente reconfigurado.

 

Nota 1:

Além de monitorar as tendências deste Novo Varejo, a GS&Consult apoia o desenvolvimento desta nova forma de pensar das operações de consumo e varejo. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia do negócio até o desenvolvimento de parceiros e soluções, visando ganhos em produtividade e eficiência operacional.

Saiba mais em: www.gseconsult.com.br

Nota 2:

No período de fevereiro a março, vamos mostrar os principais aprendizados do NRF Retail’s Big Show no Retail Trends – O melhor do pós NRF, um circuito de dez eventos, em diversas capitais do Brasil. Esse trabalho é resultado da pesquisa do grupo que participou do pré-NRF, em 300 lojas e conceitos, 38 horas de visitas e wrap ups, além de toda atuação do nosso time no período do NRF, com cobertura de tudo que aconteceu de mais importante no evento, reunindo mais de 30 profissionais, diretamente de NY, envolvidos nesse processo.

O que acontece em Nova Iorque não fica em Nova Iorque!

RETAIL TRENDS PÓS NRF 2019

Confira os principais insights e conceitos apresentados durante a NRF Retail’s Big Show 2019. O evento traz um conteúdo exclusivo sob a curadoria dos especialistas do Grupo GS& que estiveram em Nova Iorque e traduzem para o público nacional a melhor forma de aplicar as tendências e novidades mundiais na realidade brasileira.

Saiba mais em: www.retailtrends.com.br

*Imagem reprodução

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Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

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