Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inteligência de dados – a nova era do marketing digital

Redação de Redação
29 de janeiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Fábio Sayeg*

A forma de consumir mudou. O público não deseja mais construir um relacionamento com a loja ou a marca, mas sim com a com a experiência que elas proporcionam.

O uso de dados está transformando tudo. Com eles, é possível fornecer aos consumidores experiência mais intensas, criando mensagens personalizadas para os interesses de cada perfil, fazendo cada cliente se sentir parte da história da marca. Temos que elevar a experiência do consumidor a um novo patamar.

Os millennials não querem algo comum. Eles querem viver a experiência. Se o mundo mudou, precisamos participar desse jogo, entregando exatamente aquilo que os consumidores querem, da maneira e na hora que eles desejam. Já temos acesso a dados suficientes para pararmos de agir por meio de achismos.

Durante o Retail’s Big Show 2016 (NRF) foram notórios os temas que se sobressaíram nas palestras acompanhadas por mim, quase sempre tangendo a questão da inteligência de dados. Separei esses temas em 5 blocos:

Data is the new oil (dados são o novo petróleo)
As marcas vão ter que tomar o controle dos dados. Não existem mais espaço para “achismos”. As ações de uma empresa precisam ser direcionadas pela coleta e análise de dados, além de serem rápidas e tomadas de maneira preditiva e reativa. Os consumidores – principalmente os millennials – não têm mais paciência para serem tratados como um grupo coeso ou como iguais. Eles demandam personalização, qualidade e rapidez.

O mobile mudou a forma de interação entre marca e consumidor

Não há mais espaço para uma marca ou empresa que não tenha no core de seu planejamento o mobile como centro de ações.

A digitalização de todo o varejo

Ficou comprovado o fim das empresas monocanais. Todo o varejo e sua cadeia precisa ser digital. “The age of multichannel is over”. Não existe mais canal e sim o consumidor, que deve ter acesso à loja onde e quando desejar.

As marcas são globais e os consumidores também
Com o aumento dos marketplaces globais, as marcas locais, querendo ou não, precisam se dar conta de que os seus produtos e mensagens já alcançam todo mundo.

O produto não é mais suficiente. Os millennials buscam uma experiência
Ficou claro que o simples fato de ter um produto ou uma marca interessante não basta. Qualquer varejista ou empresa precisa ter hoje um propósito claro e passar essa mensagem para seus clientes efetivos e potenciais.

E a última e talvez mais importante lição:

Nunca perder o foco

Como varejistas, vendedores, empreendedores, todas as ações que realizamos, no final do dia, precisam garantir o básico: vender mais e mais.

*Fábio Sayeg (fabiosayeg@wroi.com.br) é CEO da Agência WROI.

Postagem anterior

Liderança em tempos de crise: insights de Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova Iorque

Próxima Postagem

A “milenização” como fenômeno de mercado – Parte 1

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

A “milenização” como fenômeno de mercado – Parte 1

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.