Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Propósito que engaja de fato

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
28 de setembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

O que tem levado as empresas a se preocuparem tanto com o tema propósito?

Durantes décadas e mais décadas, as empresas eram reconhecidas no mercado pelo seu porte, pela imponência de suas estruturas físicas, pela estrutura organizacional, pelas hierarquias e pelo belo plano de carreira que oferecia a seus colaboradores. Sem deixar de falar que no local mais nobre da empresa, estavam lá estampadas: a missão, a visão e os valores.

Os jovens, ao saírem das mais renomadas universidades, tinham como objetivo galgar uma vaga como trainee em uma dessas corporações para nela fazerem carreira e lá ficarem, quem sabe, até se aposentarem.

A cada ano que passa essa realidade tem se tornado mais distante, por diversos motivos, os principais dizem respeito ao avanço da tecnologia, da internet e ao perfil da nova geração.

A  internet descortinou o mundo, em todos os sentidos, desde a violência, que sempre existiu, mas nem todos viam, até os eventos mais belos da natureza. Disponibilizou conhecimento, tornando-o sem dono,  de todos. Permitiu à população, de qualquer parte do mundo, o acesso a tudo que queriam conhecer ou experimentar, mesmo que virtualmente.

O acesso ao conhecimento potencializou o mundo das ideias, lógico! Mais conhecimento, mais insights, mais ideias, mais novos negócios, novas empresas, novos serviços, novos produtos. Começaram  surgir as startups entregando produtos e serviços de forma inovadora, com tecnologia e com geração de mais conveniência para a população.

As  empresas, aquelas de estruturas imponentes, com missão, visão e valores, etc., passaram a se sentirem incomodadas e provocadas, algumas até perderam mercado, e outras sumiram, não deu tempo.

Neste contexto, tudo vem se tornando volátil, passageiro, de curta duração. Quando surge uma tecnologia nova ou um serviço novo ou um produto revolucionário, na cabeça de qualquer pessoa vem a pergunta: Por quanto tempo? Como e quando será substituído?

Porém, algo interessante está acontecendo. Frente a todas essas mudanças que são racionais e tangíveis, surge algo que está sensibilizando e chamando a atenção dos líderes das empresas e que tem muito a ver com o comportamento da nova geração. Algo que é intangível e que está no campo das emoções e dos sentimentos que é o PROPÓSITO, a essência, a alma da empresa, que está muito além do lucro. É o que dá sentido e norteia todas as ações da empresa.

O propósito de uma empresa tem a ver com o propósito de seus líderes, o que essas pessoas defendem, acreditam e querem mudar no mundo e que levam para suas empresas. É algo absoluto, não é volátil, não muda, está impregnado nos líderes, que por onde passam deixam rastros, deixam exemplos, existe, não é uma frase. Quando levado para a empresa ela se torna forte, não vulnerável, perene.

Empresas com propósito atraem a nova geração, que buscam se relacionar com algo que faça sentido em suas vidas e que querem ter experiências gratificantes com a marca. São exemplo e seus produtos são desejados.

A grande indagação e reflexão para os empresários é: Qual o propósito de sua empresa? Que diferença ela faz na vida das pessoas e no meio que está inserida? Em que  fará falta se um dia deixar de existir?

Como as empresas estão lidando com esse tema?

Sobre esse tema o Grupo Bittencourt realizou recentemente uma pesquisa com mais de cem empresas franqueadoras com o objetivo de entender como as empresas estão lidando com esse tema, tão importante nos seus negócios e com seus franqueados. O resultado foi surpreendente para a consultoria e para os empresários, em vários aspectos que serão apresentados no 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, que acontecerá nos próximos de 03 e 04 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo.

Postagem anterior

José Galló, da Renner, lança livro “O poder do encantamento”

Próxima Postagem

92% dos consumidores tem interesse em programas de fidelidade

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
92% dos consumidores tem interesse em programas de fidelidade

92% dos consumidores tem interesse em programas de fidelidade

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.