Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Você conhece os top 10 benefícios da gamificação para sua empresa?

Episódio 7: Conhecendo os benefícios para levar a gamificação para a sua empresa

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
28 de agosto de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Você conhece os top 10 benefícios da gamificação para sua empresa?
[the_ad id="169690"]

Neste sétimo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou explorar mais detalhadamente os 10 benefícios para levar essa solução eficaz para a sua empresa.

[the_ad id="138406"]

O velho desafio de manter as equipes engajadas e motivadas segue mais vivo do que nunca no mundo corporativo.

A gamificação tem sido amplamente adotada pelas empresas porque se mostra, comprovadamente, uma solução eficaz para transformar a jornada de aprendizagem em uma experiência dinâmica, interativa, desafiadora, recompensadora e que traz bem-estar.

Selecionei os 10 benefícios que considero fundamentais para o seu conhecimento e avaliação:

  • Engajamento: a gamificação é a melhor ferramenta para aumentar o engajamento, pois é baseada em desafios e recompensas. Os colaboradores se motivam com esse ambiente competitivo, divertido e recompensador.
  • Competitividade sadia e motivadora: as colaboradores são movidas a desafios, e trazer esse elemento para os treinamentos desperta o desejo de vencer e atingir os objetivos. Com isso, eles se empenham e focam muito mais nas atividades. É importante ressaltar que o sucesso da competição depende totalmente da sua estruturação e de regras claras, para que realmente atinja os resultados esperados e não frustre ninguém por injustiça.
  • Colaboração e jogos em equipe: a gamificação estruturada permite que os colaboradores joguem em equipes, estimulando a união e a colaboração.
  • Feedback instantâneo: De bate pronto, os colaboradores retêm muito mais a informação quando o feedback é dado no momento da interação, recebendo a confirmação sobre acertos e erros. Dessa forma, eles memorizam melhor a resposta e, caso tenham errado, ficam sabendo quais os pontos de atenção e que precisam se aprofundar mais.
  • Simulações e aprendizado prático: com a gamificação, os colaboradores conseguem fazer simulações do seu dia a dia e aperfeiçoar as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de forma segura e replicável.
  • Retenção de talentos e valorização das colaboradores: a gamificação está diretamente associada à modernização e inovação, o que gera mais satisfação nos colaboradores por verem que a empresa está oferecendo métodos mais atrativos e, por consequência, aumenta a retenção de talentos.
  • Bem-estar e ambiente com energia: a gamificação incorpora a energia dos jogos em seu DNA, refletindo na motivação por meio de dinâmicas, desafios, busca pela conclusão da jornada e das recompensas, gerando muito mais entusiasmo e foco.
  • Jornada personalizada: a gamificação possibilita que cada colaborador tenha a sua jornada adaptada às suas necessidades de ganhos de competências e tempo de execução, o que gerará um aprendizado muito mais eficaz.
  • Inovação e novas tecnologias: a gamificação possui muitas tecnologias embarcadas, como o uso das realidades aumentada e virtual, aplicativos móveis, plataformas online e Inteligência Artificial. Desta forma, contribui também para levar inovação e novas tecnologias aos colaboradores.
  • Dados e análises objetivas: a gamificação gera muitos dados referente ao desempenho dos colaboradores, que revelam os déficits de conhecimento a serem revisados. Além disso, permite  medir os resultados e confrontá-los com as métricas estabelecidas.

Convido vocês a levar a gamificação para as suas jornadas de aprendizagem e a envolver os seus colaboradores com a energia e a conexão dos games. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Leroy Merlin lança plataforma para projetos de decoração online

Próxima Postagem

Com data lake e machine learning, Aramis quer dobrar faturamento em até 4 anos

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com data lake e machine learning, Aramis quer dobrar faturamento em até 4 anos

Com data lake e machine learning, Aramis quer dobrar faturamento em até 4 anos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.