Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O mercado que cresce mais que o varejo tradicional

O setor de revenda e segunda mão deve crescer 39% até 2024, enquanto o varejo tradicional tem estimativa de 6%

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
28 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
1 - ARTIGO Título: Digital Brick Stores 3 – A experiência do consumidor em xeque Autor: Luiz Guilherme Baldacci, Friedman Destaque: "A experiência vivenciada em todos os canais de contato com o cliente tem que ser uniforme em sua alta qualidade e poder de engajamento." 2 - OPINIÃO DE MERCADO Título: O mercado que cresce mais que o varejo tradicional Autor: Mauricio Queiroz, Grupo MQ Destaque: "Não faltam exemplos de grandes marcas que já perceberam o movimento e estão se adaptando ao mercado de revenda e segunda mão."

O futuro do varejo pode estar no mercado de segunda mão? Bom, é o que mostram os últimos dados do setor. Estima-se que o valor do mercado de revenda dos EUA e do mundo mais que dobre até 2026. No ano passado, houve um crescimento de 32% do mercado dos EUA que deve atingir um valor de US$ 82 bilhões nos próximos quatro anos.

Este movimento está sendo impulsionado, principalmente, pela Geração Z (nascidos a partir de 2000) e seus ideais de consumo consciente, sustentabilidade, procura por preços mais baixos (disparado pela questão econômica após a pandemia) e a oportunidade de uma lucrativa atividade paralela.

Segundo o Relatório de Revenda de 2022, da GlobalData, cerca de 41% dos consumidores procuram primeiro roupas de segunda mão quando estão comprando. Já entre a Geração Z e os Millennials este número sobe para 62%. Quase metade (46%) da Geração Z e dos Millennials consideram o valor de revenda de um item de vestuário antes de comprá-lo.

No mundo todo, não faltam exemplos de grandes marcas que já perceberam o movimento e estão se adaptando ao mercado de revenda e segunda mão. A varejista de móveis e artigos de decoração IKEA possui um serviço de recompra e revenda de produtos, o Buy Back & Resell – que permite que os clientes vendam de volta móveis usados da marca em troca de crédito nas lojas ou renovem os seus móveis por meio da revenda na própria loja.

A marca de roupas esportivas para a prática ao ar livre Patagonia, reconhecida como um ícone do consumo responsável, incentiva os consumidores a comprar menos. A empresa conserta gratuitamente as roupas usadas dos clientes e, quando eles querem se desfazer delas, ajuda-os a vendê-las. Possui uma plataforma para venda e reparo de artigos e equipamentos usados, a loja online Worn Wear, onde é possível encontrar peças com preço reduzido, porém com qualidade e funcionalidade garantidas. A bandeira declaradamente anticonsumista não impediu o crescimento da empresa.

A The RealReal, plataforma online de compra e venda de marcas de luxo, foi fundada em 2011, é uma das líderes do segmento e abriu capital na bolsa de Nasdaq em 2019, mostrando todo o potencial deste mercado. Possui três lojas em Nova York e Los Angeles, além de mais 11 escritórios de consignação espalhados pelos EUA. A marca garante a autenticidade de cada uma das peças vendidas, um time especializado é responsável por toda a avaliação e verificação de autenticidade dos produtos, que passam por um longo processo, incluindo fotografia, precificação, copy e colocação de SKU (Stock Keeping Unit) até chegar nas lojas e no site. Com o mantra “buy well, make well, re-sell” e seu conceito de economia circular, a The RealReal fala diretamente com as gerações de novos consumidores.

A StockX, plataforma que funciona como uma fusão de bolsa de valores com marketplace, é uma amostra do fortalecimento do mercado de revenda, permitindo ao usuário a compra e venda de uma infinidade de itens e ainda ganhar dinheiro com isso. Fundada em 2015, começou apenas negociando tênis, popularmente conhecidos como sneakers. De lá para cá, já foram adicionados outros produtos. Além de intermediar todas as negociações, o StockX verifica se os artigos são realmente originais. Como o mercado é baseado na raridade do produto, a autenticidade é fundamental para o funcionamento do negócio.

No Brasil, o grupo Arezzo&Co entrou no mercado de roupas e acessórios seminovos com a compra da TROC – brechó de roupas e acessórios – especializada em peças second hand de qualidade e de marcas de moda premium e luxo, um de seus diferenciais é a disponibilização de serviços de curadoria, cadastro, precificação e venda de peças usadas em sua plataforma.

Esses são alguns exemplos da força do segmento que até 2030 promete ser duas vezes maior que o mercado de fast-fashion, segundo os dados do Cross-Border Commerce Europe, e no qual vale a pena os varejistas estarem de olho.

Mauricio Queiroz é CEO do Grupo MQ.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Linx lança solução voltada para gestão de postos de combustíveis e lojas de conveniência

Próxima Postagem

Digital Brick Stores 3 – A experiência do consumidor em xeque

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Digital Brick Stores 3 – A experiência do consumidor em xeque

Digital Brick Stores 3 – A experiência do consumidor em xeque

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.