Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O seu negócio visto de perto

Redação de Redação
28 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos

Como está sua visão quanto aos seus concorrentes nesse momento? Será que ela é boa o suficiente para fazer comparações, para ler nas entrelinhas? Existem muitos livros que contam histórias de empresas derrubadas por um único problema: miopia competitiva. Quando você acha que está enxergando bem, mas talvez não veja tudo com grande nitidez, você nem imagina o seu grau de miopia, o que pode deixar o seu negócio vulnerável. E  a visão do seu negócio revela a verdade sobre como você vê seus concorrentes. Uma visão demasiadamente estreita pode levar você a ter uma perspectiva perigosa perante aos inesperados e novos competidores.
Nos anos 90, as marcas de café Folgers e Maxwell House estavam tão focadas na competição entre elas que ficaram completamente cegas quanto ao avanço da Starbucks. Enquanto brigavam por um centavo em sua margem de lucro, a Starbucks veio e mostrou que preço não era o problema. Os consumidores queriam desfrutar de toda uma experiência, um lugar especial, outras formas de degustar um café. E estavam dispostos a pagar por isso. A  Starbucks mostrou um novo estilo de negócio possível.
A visão distorcida pode lhe dar uma falsa sensação de segurança, e não permite que você tome uma atitude estratégica a tempo. Seu café pode ser o melhor da cidade, mas é tão conveniente como os das máquinas, que além do expresso, fazem o café premium, cappuccino, chocolate e até chá? A sua pizza pode ter sido eleita a favorita por determinada revista, mas ela se compara ao serviço prestado por um gourmet, que sabe combinar o produto com o melhor vinho? Seus sanduíches podem ter um preço mais baixo do que outros, mas será que seus clientes realmente acham que ele tem um valor melhor do que o oferecido com batata frita e um copo de refrigerante?
Hoje temos ofertas em lojas de conveniências de alimentos no conceito “grab-and-go” e outras diversidades de “snacks”, que muitas vezes oferecem preços mais acessíveis. Supermercados estão colocando mais opções de restaurantes dentro do seu próprio espaço, como o Walmart, que aposta cada vez mais no food service como outro gerador de lucro.
Esse desenvolvimento representa potenciais ameaças competitivas e precisa ser levado a sério. Requer dos empresários e executivos não apenas uma ótima visão, mas óculos com proteção contra raios ultravioletas.

Pense sobre as amostras e degustações dentro dos supers e hipers. Como você pode introduzir elementos diferenciais em seu restaurante? Pense sobre a facilidade oferecida pelas lojas de conveniência e sobre as ofertas que você pode oferecer, não apenas para uma pessoa, mas para uma família inteira. Como convencer a todos? Imagine a velocidade de uma vending machine, o que você pode oferecer que vença o fator rapidez? Como você pode usar a “sua” tecnologia? E como fazer do seu self-service uma opção mais veloz e simples?
Enxergar o seu próprio negócio é fundamental, porém, mais do que isso, enxergar o seu cliente, entender os seus desejos e inovar em melhores formas de atendê-lo é essencial.
Abra os olhos para as ameaças e, especialmente, oportunidades emergentes, mas se você ainda tiver dificuldade em enxergar, a Gouvêa de Souza tem os melhores oculistas e os óculos corretos para você.

 

Ingrid Devisate (ingrid@institutofoodservicebrasil.org.br) é gerente executiva do IFB – Instituto Foodservice Brasil.

Postagem anterior

Executivo da C&A palestra no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Especialista em consultoria estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Foodservice

Milky Moo e Kit Kat fazem collab em milkshake Cherrie para o Natal

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Especialista em consultoria estará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile