Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O seu negócio visto de perto

Redação de Redação
28 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Como está sua visão quanto aos seus concorrentes nesse momento? Será que ela é boa o suficiente para fazer comparações, para ler nas entrelinhas? Existem muitos livros que contam histórias de empresas derrubadas por um único problema: miopia competitiva. Quando você acha que está enxergando bem, mas talvez não veja tudo com grande nitidez, você nem imagina o seu grau de miopia, o que pode deixar o seu negócio vulnerável. E  a visão do seu negócio revela a verdade sobre como você vê seus concorrentes. Uma visão demasiadamente estreita pode levar você a ter uma perspectiva perigosa perante aos inesperados e novos competidores.
Nos anos 90, as marcas de café Folgers e Maxwell House estavam tão focadas na competição entre elas que ficaram completamente cegas quanto ao avanço da Starbucks. Enquanto brigavam por um centavo em sua margem de lucro, a Starbucks veio e mostrou que preço não era o problema. Os consumidores queriam desfrutar de toda uma experiência, um lugar especial, outras formas de degustar um café. E estavam dispostos a pagar por isso. A  Starbucks mostrou um novo estilo de negócio possível.
A visão distorcida pode lhe dar uma falsa sensação de segurança, e não permite que você tome uma atitude estratégica a tempo. Seu café pode ser o melhor da cidade, mas é tão conveniente como os das máquinas, que além do expresso, fazem o café premium, cappuccino, chocolate e até chá? A sua pizza pode ter sido eleita a favorita por determinada revista, mas ela se compara ao serviço prestado por um gourmet, que sabe combinar o produto com o melhor vinho? Seus sanduíches podem ter um preço mais baixo do que outros, mas será que seus clientes realmente acham que ele tem um valor melhor do que o oferecido com batata frita e um copo de refrigerante?
Hoje temos ofertas em lojas de conveniências de alimentos no conceito “grab-and-go” e outras diversidades de “snacks”, que muitas vezes oferecem preços mais acessíveis. Supermercados estão colocando mais opções de restaurantes dentro do seu próprio espaço, como o Walmart, que aposta cada vez mais no food service como outro gerador de lucro.
Esse desenvolvimento representa potenciais ameaças competitivas e precisa ser levado a sério. Requer dos empresários e executivos não apenas uma ótima visão, mas óculos com proteção contra raios ultravioletas.

[the_ad id="138406"]

Pense sobre as amostras e degustações dentro dos supers e hipers. Como você pode introduzir elementos diferenciais em seu restaurante? Pense sobre a facilidade oferecida pelas lojas de conveniência e sobre as ofertas que você pode oferecer, não apenas para uma pessoa, mas para uma família inteira. Como convencer a todos? Imagine a velocidade de uma vending machine, o que você pode oferecer que vença o fator rapidez? Como você pode usar a “sua” tecnologia? E como fazer do seu self-service uma opção mais veloz e simples?
Enxergar o seu próprio negócio é fundamental, porém, mais do que isso, enxergar o seu cliente, entender os seus desejos e inovar em melhores formas de atendê-lo é essencial.
Abra os olhos para as ameaças e, especialmente, oportunidades emergentes, mas se você ainda tiver dificuldade em enxergar, a Gouvêa de Souza tem os melhores oculistas e os óculos corretos para você.

 

Ingrid Devisate (ingrid@institutofoodservicebrasil.org.br) é gerente executiva do IFB – Instituto Foodservice Brasil.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Executivo da C&A palestra no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Especialista em consultoria estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Especialista em consultoria estará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.