Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sua empresa está preparada para contratar pessoas de comunidades periféricas?

Sandra Takata de Sandra Takata
28 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Sua empresa está preparada para contratar pessoas de comunidades periféricas?

Começo com essa provocação falando da contratação de pessoas de comunidades periféricas no título, pois participei de um jantar, promovido pelo Emprega Comunidades, mais conhecido como “LinkedIn das Favelas”, um projeto desenvolvido dentro do G10 Favelas.

Estiveram presentes vários empresários, CEOs e diretores de empresas para conhecer o projeto. Só para vocês terem uma ideia, os cadastrados pelo Emprega Comunidades passam por uma capacitação, aprendem a fazer o currículo. Dos 10 mil cadastrados, 3.700 foram empregados entre 2017 até o primeiro semestre de 2024. No ano passado 174 foram empregados em 2023. Eu tenho certeza de que esse número pode crescer.

De um lado, temos o varejo precisando de mão-de-obra, do outro, pessoas que procuram emprego. Fico me perguntando se temos ambientes preparados e menos preconceituosos dentro do mundo corporativo. Isso porque a fundadora do projeto comentou durante o evento que várias pessoas colocavam o bairro do Morumbi (um bairro de classe alta) no currículo ao invés de Paraisópolis (a segunda maior comunidade periférica de São Paulo). Um bairro fica ao lado do outro. Faziam isso, pois não eram chamados para entrevistas. No entanto, hoje são encorajados a colocar onde realmente moram.

Se o pessoal tem coragem de assumir que mora na favela, o que os RHs, diretores e CEOs têm feito para promover transformações e contratar pessoas da comunidade periférica? Há essa conscientização? Há acolhimento?

Para vocês terem ideia, a favela é uma potência! Estudo realizado pela Shopper Experience com o Novo Outdoor Social (NOS), durante o ano de 2023, o potencial de consumo anual das pessoas da comunidade é de R$ 167 bi. Outro dado interessante é que 60% dos empreendedores da favela são mulheres, que partem para serem donas do próprio negócio por necessidade e por não terem rede de apoio. Elas também precisam de auxílio, pois pouco mais de um terço dos negócios têm CNPJ.

Dá trabalho? Pensando em curto prazo, pode ser! Mas assim como muitos países asiáticos, o plano é de longo prazo, sempre pensando em grandes transformações. Sabemos que precisamos melhorar todo o sistema educacional e possibilitar ainda mais acesso e qualidade de ensino. De acordo com o estudo, somente 7% das pessoas da favela tem ensino superior completo e 69% da população é preta ou parda. Contudo, dá para esperar ou sempre teremos uma desculpa para promover mudanças? É necessário sair da zona de conforto.

Dentro do Instituto Mulheres do Varejo, o qual eu presido, iremos mentorar mulheres do Emprega Comunidades que queiram atuar no varejo. É uma forma de mostrar perspectivas para esse público e conscientizar empresas de que existem pessoas preparadas e que podem ser desenvolvidas. Rejane Santos, fundadora do projeto, afirma que as empresas contratam consultorias enormes para acessar as pessoas da comunidade e fazem de forma não adequada, pois não vivem o ambiente de perto. Por isso, o “LinkedIn das Favelas” é importante e cresce a cada ano.

E para demonstrar todo o trabalho, vamos fazer visitas com empresas interessadas, até o G10, em Paraisópolis, para que nossa mente preconceituosa veja como eles são incrivelmente organizados.

Fiz essa provocação no jantar e faço para você que lê este artigo: que tal conhecer o projeto, começar a contratar pessoas da comunidade periférica e preparar seu ambiente para acolhê-las? O primeiro passo pode fazer grandes e importantes mudanças em seus negócios e um aprendizado e engajamento ainda maior entre seus colaboradores. A diversidade é extremamente necessária, pois cada um de nós pode elevar nossas consciências para outro patamar. Aja agora!

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

ABF e Sebrae lançam estudo inédito mostrando o que pensam os empreendedores do franchising brasileiro

Próxima Postagem

Juiz aceita pedido de recuperação judicial de construtora do grupo Novonor, ex-Odebrecht

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Juiz aceita pedido de recuperação judicial de construtora do grupo Novonor, ex-Odebrecht

Juiz aceita pedido de recuperação judicial de construtora do grupo Novonor, ex-Odebrecht

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.