Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E você, já apertou sua tecla protagonismo hoje?

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
28 de abril de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos
Enjoying good working day together. Group of confident business people in smart casual wear sitting at the table and smiling

Enjoying good working day together. Group of confident business people in smart casual wear sitting at the table and smiling

Protagonismo é hoje uma das mais solicitadas demandas nos nossos treinamentosin company. Das pequenas às grandes empresas, todos querem estimular esta característica, atitude e estilo nas pessoas e em seus profissionais.

O protagonismo, na minha visão, se expressa nas pessoas em suas escolhas de vida. Não existem apenas profissionais que sejam protagonistas – existem pessoas protagonistas, e que, por consequência, atuam de forma protagonista em suas empresas. As pessoas protagonistas são aquelas que assumem em definitivo o leme da sua história. Seus propósitos são claros, ecológicos (estão alinhados entre si, em todas as esferas da vida) e nutrem dentro de si suas paixões e a auto-motivação necessárias para superar os obstáculos naturais da vida.

De tudo o que se vê sobre o tema e mesmo com a experiência que colhemos de todas as turmas, participantes e empresas onde atuamos, é possível elencar cinco pilares básicos que nos permitem atuar de forma protagonista e que podem, sim, ser ensinados, estimulados e desenvolvidos nas pessoas e nas equipes.

Ser protagonista envolve ter atitude. A atitude é o impulso necessário para transformar as ideias em ações concretas. A atitude é aquilo que une a disciplina e visão inspiradora de saber onde se quer chegar até o efetivamente chegar lá. Está intimamente ligada ao agir.

A proatividade define alguém que age antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros, que está sempre atento aos acontecimentos e com olho nas oportunidades. A proatividade também está diretamente ligada à ação.

 Paixão e motivação é o que, internamente, direciona escolhas e move todo ser humano. É o que faz com que acordemos todos os dias em busca de algo que vai dar sentido para tudo o que fazemos.

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”,  frase célebre de Lewis Carroll. O propósito é a mais clara definição de onde se quer chegar e o sentido de realização presente nisso. O propósito nos leva a uma vida além da pura e simples sobrevivência.

Ter a capacidade de se reinventar, diariamente, faz com que sejamos seres adaptáveis e conscientes da realidade. Nem sempre as coisas são como gostaríamos e as mudanças de plano são necessárias. Se adaptar a esta realidade e achar, rapidamente, uma alternativa certamente nos levará mais rapidamente à realização.

Atrelados aos pilares estão algumas atitudes que podem nos aproximar ou nos afastar de uma atuação protagonista em nossas vidas. E sob elas, temos total controle da percepção, definição ou redefinição.

É necessário reclamar menos e realizar mais. O otimismo e bom humor se espalham ao nosso redor como a eletricidade se espalha pelos fios. Por si só criam uma atmosfera onde todos são compelidos a produzir e se envolver.

Seja você mesmo. Parece simples e usual, mas exige uma coragem danada dentro de um mundo de regras, além de autoconhecimento e autenticidade. Nossos propósitos entram aqui em cheio!

Pare de criticar.  Sempre haverá uma outra forma de fazer o mesmo que você faz. Às vezes melhor, às vezes pior, às vezes apenas diferente. A diversidade nos tira da zona de conforto e nos estimula pensar fora da caixa.

Crie, participe. Encontre o sentido do seu grupo existir, da sua equipe, da sua empresa, da sua comunidade, bairro, escola, família. Fazer parte significa participar e contribuir, ampliar os horizontes, aumentar o patamar.

Atuar de forma protagonista é uma escolha diária. E você, já apertou a sua tecla hoje?

Postagem anterior

Gigante varejista sofre boicote nos EUA por apoiar direitos de transgêneros

Próxima Postagem

Franquia de hambúrguer usa touchscreen para cliente criar lanche na hora

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Franquia de hambúrguer usa touchscreen para cliente criar lanche na hora

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile