Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Temperatura e Pressão OK

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A Black Friday é um poderoso instrumento de medida da temperatura e pressão do mercado. E os resultados aferidos até agora mostram que o cenário à frente é positivo e dá para acreditar em um 2018 de recuperação do consumo e crescimento econômico.

Segundo a Vtex, a plataforma de e-commerce com maior base instalada em operação no Brasil, no período de 20 ao dia 26 (segunda a domingo), as vendas nesse canal cresceram 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

É lógico que não podemos simplesmente associar esse crescimento à evolução das vendas no Black Friday por diversas razões.

A primeira delas diz respeito ao desempenho do canal que vem tendo, de forma consistente nos últimos anos, um crescimento superior ao varejo como um todo por conta do melhor conhecimento do consumidor.

Em segundo lugar, devemos lembrar que neste ano cresceram – e muito – a presença e as promoções do varejo de lojas nas campanhas para a Black Friday, assim como os serviços oferecidos promocionalmente, que foram de restaurantes, academias, cinema e até motéis. Para não falar de cursos e serviços pessoais.

Mas tomando como base unicamente a variação das vendas operadas nessa plataforma de e-commerce, ainda que com crescimento da base instalada. Fica clara a importância e o impacto que essa promoção passou a ter no mercado e sinaliza a disposição do comportamento futuro do consumidor.

Podemos evidentemente falar de um represamento de vendas pré Black Friday, que estimulou muitos a fazerem a Black Friday, Weeks e até o Black Novembro, que poderia distorcer a análise desse indicador isoladamente.

Poderíamos também considerar que a Black Friday tem um efeito antecipador das vendas de Natal, o que é profundamente verdadeiro, especialmente no e-commerce, pois permite segurança na entrega dos produtos antes do pico de vendas do Natal.

É evidente que a ampliação dos participantes na promoção tem gerado uma potencialização de seu efeito pela inclusão de um maior número de empresas envolvidas.

Esse movimento precipitou uma necessária revisão na distribuição das vendas através dos meses e semanas do ano, pois o represamento e antecipação determinadas por esse pico de vendas criou uma nova realidade e as semanas 47 e 48 do ano representam hoje, em muitos casos, até mais do que as vendas das semanas 50 e 51.

As empresas, de forma geral, têm se preparado muito mais para esses picos de demanda e se estruturado para atender a concentração de vendas num período muito curto, porém, problemas ainda acontecem por desconhecimento ou falta de cautela de consumidores ou por problemas operacionais e de tecnologia. Mas esses problemas e a análise de sua incidência deveriam ser baseados em termos relativos, ou seja, em percentual do número de transações, sem o que temos uma distorção artificial de seu desempenho.

Nos últimos dias houve uma certa preocupação em mostrar o crescimento do número absoluto de reclamações por uma empresa cujo negócio é medir reclamações, sem que houvesse a necessária preocupação em relativizar essa apuração. Sem minimizar sua importância, esses indicadores só têm valor estatístico se forem comparados com a base de transações.

Se tivermos 10 reclamações em 1000 pedidos, temos 1% de desconformidade. Se forem 20 reclamações em 5000 pedidos, de fato dobrou o número de reclamações, porém elas representam 0,4% de desconformidade.

A Black Friday 2017 sinalizou que a temperatura e a pressão do mercado estão OK e podemos continuar evoluindo positivamente. Só não podemos permitir que o curso das reformas, especialmente a da Previdência, se não aprovadas, desencadeiem uma reversão das positivas expectativas que estão criadas.

Toda cautela é pouca neste momento.

NOTA. O programa Mercado & Consumo, que é exibido na rede Record News em canais abertos e fechados e é também mostrado na Internet, tem trazido a discussão dos temas mais relevantes para o mercado e o consumo. Ele reúne notícias, informações, inovações e entrevistas envolvendo os setores de varejo, shopping center, e-commerce, franquias e food service e estará sempre destacando os principais movimentos do varejo e do consumo no Brasil e no Mundo.

É mais uma iniciativa do Grupo GS& para contribuir para o desenvolvimento dos setores que atua.

 

Postagem anterior

ABC das buzzwords – Inteligência Artificial (vídeo-artigo)

Próxima Postagem

Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.