Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso, do “shake hands” virtual aos encontros presenciais

Episódio 2: O grande desafio do metaverso será de unir as pessoas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
27 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Metaverso, do “shake hands” virtual aos encontros presenciais

Hoje vamos falar sobre um aspecto fundamental do metaverso, que é o seu grande desafio, de unir as pessoas. Diferentemente do que se imagina, o metaverso vem com o objetivo de conectar as pessoas e jamais de desconectá-las.

O propósito do metaverso é muito maior. Ele tem o papel de ser uma ferramenta para que a humanidade possa caminhar para ser o que realmente pretende ser com todo o auxílio da tecnologia.

Os universos virtuais nos levam a refletir pelos seus desafios, pois trazem a transposição do mundo real, possibilitando que as pessoas “brinquem” de ser heróis, guerreiras, executivas de sucesso ou qual seja o seu desejo de “ser”. E, na verdade, o que se deve buscar nestes universos são formas de alcançar o que queremos ser na verdade, e não apenas fantasiarmos que somos.

A grande busca é pela conexão entre as pessoas, seja ela no âmbito pessoal ou profissional. No final do dia, precisamos enxergar o metaverso como uma ponte de ligação, mas não como o destino.

A tecnologia veio para auxiliar essa conexão. Os universos virtuais vêm para facilitar e agilizar o dia a dia das pessoas, nunca para isolar.

Amy Webb, futurista americana que auxilia os CEOs de grandes empresas a enfrentarem futuros complexos, assevera que o metaverso deve traduzir uma forma de apresentar facilidades virtuais, mas não dificuldades emocionais.

Para tangilbilizar essa facilitação virtual, posso exemplificar com uma reunião entre executivos de cidades distantes que podem apertar as mãos de forma virtual, cumprindo, assim, o papel da tecnologia de auxiliar as conexões entre as pessoas.

Qual o próximo passo após essa reunião virtual? Agendar um encontro presencial, onde as pessoas possam se conhecer, se abraçar e interagir aqui do lado de fora das telas.

A profundidade das relações se dará a partir desse formato híbrido, onde a largada acontece no mundo virtual, o que é fantástico, pois pode-se imaginar que se não fosse o mundo virtual muitas conexões de negócios e de amizade não existiriam e, em um segundo momento, o shake hands ao vivo e em cores. Esse é o casamento perfeito!

Por tudo isso, fica visível a importância do metaverso nas nossas vidas e o papel inclusivo que ele tem na sociedade. Ele dará voz a todos, indistintamente.

No próximo episódio vou falar de inclusão e de acessibilidade! Quero dividir com vocês esse importante papel social do metaverso.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagens: Shutterstock 

Postagem anterior

Com novos serviços, Petlove inaugura segunda loja-conceito em São Paulo

Próxima Postagem

Restaurante do Futuro: FOH sem atrito e BOH mais eficiente

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Restaurante do Futuro: FOH sem atrito e BOH mais eficiente

Restaurante do Futuro: FOH sem atrito e BOH mais eficiente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile