Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inclusão social nas empresas

Redação de Redação
27 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos

Em tempos de muita competitividade e consciência do novo consumidor, toda e qualquer iniciativa que agregue para que a empresa e tenha um diferencial é bem vinda. Mas muitas empresas ainda não trabalham, ou trabalham superficialmente, temas atuais e importantes como a questão da inclusão social.

Como primeiro passo, deve-se perguntar à companhia sobre as práticas diárias, lembrando que, nos dias atuais, não basta apenas “falar”, a empresa tem que “ser”. Essa forma de pensar é resultado do pensamento da geração mais nova, que quer pertencer a uma tribo, mas, busca, ao mesmo tempo, que a sua individualidade seja respeitada convergindo com a questão da inclusão social.

E como podemos aplicar a tecnologia como ferramenta de inclusão social?

Na Apple, um dos jargões da empresa é a frase “Technology for everyone should be made by everyone” ou “ Tecnologia para todos deve ser feita por todos”.

Nesse cenário, a Apple é uma das companhias que, verdadeiramente, tem se empenhado em realizar uma história bem completa sobre o assunto. No website, a página dedicada à diversidade e inclusão social possui gráficos de evolução anual do número de mulheres na companhia e em cargos de diretoria, contratações por etnia, salários iguais para homens e mulheres, depoimentos e histórias de seus empregados.

Impressionante é o depoimento do funcionário completamente cego que é o primeiro a checar a usabilidade de qualquer novo acessório.

Para se ter uma ideia de como a Apple trata a questão de pessoas com deficiência física, existe o VoiceOver, assistente virtual da Apple que conta com um leitor de tela, e, com apenas alguns toques, consegue-se ouvir tudo o que está na tela do celular, como postagens nas redes sociais, notícias veiculadas em sites e blogs ou e-mails e mensagens enviadas via WhatsApp.

No mercado de luxo, a Gucci, transformou o conceito de luxo de exclusividade. A marca considera o foco na exclusividade autolimitante e vem se destacando por fazer da inclusão o novo luxo. A estratégia tem gerado um crescimento entre 40 e 50% no período de um ano e meio. O direcionamento está sendo aplicado em várias frentes. Exemplos disso são as campanhas realizadas apenas com modelos negros, a arquitetura de novas lojas com foco em diminuir a distância entre produto e consumidor, com maior “touch and feel” (tocar e sentir). Também é possível notar esta nova mentalidade na disponibilidade de linhas de produtos: a Gucci abraça a todos os públicos.  Encontra-se desde as clássicas bolsas com monograma que atendem a um público mais conservador, como bolsas da linha “Guccy”, que atendem às mais fashionistas.

Enfim, mudanças significativas como estas levam tempo, mas, o importante é que as empresas deem o primeiro passo.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Marketplace de moda feminina chega ao Brasil

Próxima Postagem

Índice de Intenção de Consumo das Famílias sofre quarta queda consecutiva

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Índice de Intenção de Consumo das Famílias sofre quarta queda consecutiva

Índice de Intenção de Consumo das Famílias sofre quarta queda consecutiva

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile