Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A inovação precisa ser tangível para acontecer

Caio Camargo de Caio Camargo
27 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Inovação e tecnologia. Essas são duas pautas sempre presentes e colocadas hoje em discussão no varejo, principalmente como necessidade para as empresas que pretendem continuar competitivas em seus mercados nos próximos anos.

Eu acredito que novas tecnologias e inovação ainda continuam sendo algo relativo ao varejo. Varia de acordo com o tipo de mercado ou porte de negócio e, principalmente, com a aspiração da marca ou do dono do negócio.

Uma padaria ou um mercadinho de bairro, por exemplo, pode continuar fazendo a mesma coisa, desde que tenha bom nível de produtos e serviços, pelos próximos 10, 20 anos, sofrendo muito pouco em relação à inovação do mercado. Pelo menos por enquanto, esse é o jogo.

Há sim uma necessidade de sempre observar o mercado, manter-se focado, para não ser varrido de uma hora para outra por algum movimento disruptivo, à exemplo do que aconteceu com empresas e negócios no passado, como lojas de discos ou locadoras de vídeos.

A necessidade de se aprofundar na tecnologia, parte do imperativo de se buscar ampliar sua atuação, seja com mais lojas ou unidades, ou na entrada para o mercado digital. Além disso, outra questão que facilita a adoção da inovação e novas tecnologias está exatamente no mindset do varejista, ou do dono do negócio. Sem ele, sem a vontade dele, a inovação não acontece. Pode até mesmo, partir simplesmente de uma vontade, mais forte até do que a própria necessidade.

Mas para que aconteça, tem que ter significado. Um dos caminhos para que qualquer inovação ou tecnologia faça sentido no varejo é buscar ser o mais tangível possível ao cotidiano da marca ou a cultura da mesma dentro do negócio. Por exemplo, uma maneira inovadora de se atender tem muito mais chances de emplacar na empresa se depender de um mínimo de esforços ou mudanças no que se faz, do que de uma quebra de cultura radical ou disruptiva. A inércia nesse sentido é um dos grandes inimigos da inovação. Sair do que se faz há muito tempo é algo que deixa qualquer empresa ainda desconfortável.

Seja de forma gradual, ou ainda de forma que possa ocorrer de maneira mais “dentro” da cultura da empresa, são maneiras de fazer com que a inovação de fato se concretize no cotidiano, e, em forma de constante evolução, possa criar novos e mais positivos resultados.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Samsung Pay lança pagamentos online no Brasil

Próxima Postagem

Zaitt abrirá lojas autônomas em São Paulo

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Zaitt abrirá lojas autônomas em São Paulo

Zaitt abrirá lojas autônomas em São Paulo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile