Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Interação que gera valor

Redação de Redação
27 de maio de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Artur Motta*

[the_ad id="138406"]

Recentemente, peregrinei com minha esposa por várias ruas e lojas de São Paulo em busca de móveis para decorar um dos ambientes de nossa casa. Uns eram grandes demais, outros pequenos demais, outros com cores inadequadas, enfim, nada que se encaixasse no que estávamos procurando. Parecia que nossos desejos não eram percebidos. Atualmente, existem experiências de cocriação no varejo que permitem ouvir o cliente e atender suas necessidades, resultando em mais vendas.

Um dos exemplos mais conhecidos (e que simplifica o entendimento do conceito de cocriação) é a Wikipédia. Formalmente lançada em 15 de janeiro de 2001, possui mais de 30 milhões de artigos e atua em 277 idiomas. Sua capacidade e velocidade de atualização supera qualquer enciclopédia nos moldes tradicionais e reinventa o modelo de negócio.

[the_ad id="99067"]

Interagir diretamente com o consumidor, permitindo que ele participe das inovações de sua empresa, resulta em benefícios como acelerar a velocidade do processo de criação e desenvolvimento e entregar produtos mais adequados as suas necessidades. Nessa relação, as respostas surgem em ritmo acelerado e de forma muito intensa. Costuma ser possível captar tendências e movimentações mais rapidamente e, algumas vezes, antecipadamente a concorrência, colocando a organização a frente da curva de inovação do mercado.

Entretanto, organizações que optam por esse modelo necessitam desenvolver processos que sejam orientados ao cliente, criando formas de internalizar as informações obtidas ao longo de todo o relacionamento com o consumidor e transformá-las em valor. Paradigmas precisam ser revistos em diversas áreas da organização como, por exemplo, no uso do CRM, nas ações de ativação das marcas, entre outros.

A internet propicia uma grande liberdade de expressão. Porém, o canal de comunicação criado para desenvolver inovações permitirá interações positivas e, também, negativas sobre a marca. A organização deve estar atenta para responder (e prover soluções) para as manifestações desfavoráveis. É fundamental que o canal de comunicação aberto seja eficiente e monitorado constantemente.

Estudo da eYeda na França constata que 72% dos consumidores envolvidos em processos de criação o consideram satisfatório e realizador. Já há inúmeros casos em que o sucesso da interação em rede no ambiente digital cria modelos de negócio e produtos com tamanho sucesso que são transformados em loja física como é o caso da Converse.

O crescimento meteórico de plataformas interativas e de relacionamento, como Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, entre outros, demonstra a força e o interesse das pessoas em contribuir dos processos de geração de conteúdo e criação.

Sua empresa vai deixar passar essa oportunidade?

*Artur Motta (artur.motta@gsmd.com.br) é  diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Cenário econômico impacta no comportamento de consumo das famílias

Próxima Postagem

Foodtecnoservice – NRA SHOW apresenta soluções para ajudar desafios competitivos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Foodtecnoservice - NRA SHOW apresenta soluções para ajudar desafios competitivos

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.