Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

3 estratégias para reter talentos no setor de restaurantes

Fernando Blower de Fernando Blower
27 de março de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
talentos

Contratar e reter talentos dentro de uma empresa é fundamental para manter um ambiente de trabalho produtivo e garantir o crescimento do negócio. Embora seja hoje um dos principais desafios no ramo de bares e restaurantes, empreendedores que entendem e colocam em prática essa tendência têm mais chances de sucesso no mercado – registram menos passivo e faturam e lucram mais.

Uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), mostra que, em 2023, apenas 5% dos estabelecimentos que seguiram esse comportamento apresentaram faturamento inferior a 2022, já 83% fecharam com lucros e somente 15% tiveram dívidas. Ainda 40% dos empresários indicaram que mais de 80% do quadro de funcionários é composto atualmente por pessoas muito competentes.

Apesar disso, 74% dos empreendedores apresentam dificuldade em atrair profissionais e “segurá-los” na empresa. O estudo também aponta que, quando se trata da geração de empregos, o setor fechou 2023 com saldo positivo de 71.670 vagas.

Já outra pesquisa da ANR, desta vez em parceria com a Future Tank, aponta que a taxa de rotatividade no setor no Brasil foi de 77,6% em 2023, número levemente inferior na comparação com 2022, quando chegou aos 78,1%. Esse indicador, na verdade, revela uma dor do segmento, embora empresas que investiram em atração e retenção de pessoas performaram melhor ao longo do ano passado.

Fato é que bares e restaurantes proporcionam oportunidades únicas de aprendizado no mercado de trabalho. Mas para construir uma equipe de sucesso não basta acertar apenas no recrutamento de pessoas. É fundamental colocar em prática boas estratégias no cotidiano.

Reconhecer e desenvolver

É essencial criar um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários. O ideal é estabelecer uma cultura que valorize e promova o respeito e o reconhecimento. A comunicação transparente também é fundamental para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar ideias e sugestões.

Salários e benefícios

A empresa que tem a fortaleza de contratar e reter talentos precisa oferecer salários e benefícios justos e alinhados com as expectativas de mercado. É necessário também colocar em ação oportunidades para que cada um possa aprimorar habilidades e avançar na carreira, além de promoções internas.

Bem-estar

Criar ações focadas no bem-estar da equipe é ainda uma das principais estratégias para reter talentos. Garantir condições de saúde física e emocional tem impacto direto na retenção e ajuda a criar um ambiente mais acolhedor.

Por fim, ao implementar essas estratégias, o terceiro setor que mais emprega no Brasil pode aumentar significativamente a satisfação e a retenção de profissionais em meio a espaços de de trabalho mais positivos e incentivadores.

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Nubank chega a 4 milhões de empresas e começa a oferecer empréstimos para PJ

Próxima Postagem

The LED aposta em projetos de cenografia e virtual production para expandir negócio

Fernando Blower

Fernando Blower

Fernando Blower é diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e presidente do SindRio, entidade que em conjunto representa mais de 12 mil estabelecimentos do setor. Já atuou como advogado consultivo em direito administrativo e direito privado e acumula assentos em diversos conselhos como o da Firjan, Fecomercio, ESPM, Senac e Secretaria Estadual e Municipal de Turismo do Rio.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
The LED aposta em projetos de cenografia e virtual production para expandir negócio

The LED aposta em projetos de cenografia e virtual production para expandir negócio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.