Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um momento complexo e desafiador para o varejo do Brasil

Momentum nº 1.008

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Um momento complexo e desafiador para o varejo do Brasil

Nesta semana, no dia 23 de março, aconteceu o 11º Fórum Lide do Varejo e, como parte de sua proposta, foi divulgada ao final uma carta-resumo das avaliações, debates, pesquisas e discussões que ocorreram nesse produtivo encontro.

Reproduzimos aqui o que foi divulgado nessa oportunidade.

Não há muitas dúvidas que o cenário está dos mais complexos e desafiadores para os setores de comércio e varejo.

É uma combinação nada virtuosa de questões internacionais, envolvendo inflação, conflitos políticos e mais os recentes problemas no sistema financeiro com bancos na Europa e nos Estados Unidos combinados com desafios internos no Brasil que impactam também esses setores.

Começa pela questão ideológica retratada num ministério ampliado com 37 posições e nenhum representante do setor empresarial ou privado.

Segue com perto de cem dias de um novo governo marcado por muitos planos e propostas num cenário tão ou mais dividido do que no período eleitoral pelas diferenças internas dentro do governo.

O risco da necessária reforma tributária neste momento e antes de uma reforma administrativa é real e imediato e converge para aumento da carga de impostos em particular para o setor de serviços.

Para complicar ainda mais, os problemas específicos de algumas redes de varejo disseminam a percepção equivocada de problemas sistêmicos, abalando o setor como um todo, aprofundando as dificuldades em especial nos temas ligados a crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Não se pode esquecer que os setores de comércio e varejo, com 8,6 milhões de empregados, representam 20% do emprego formal no Brasil – índice que passa de 30% se forem somados os informais -, sendo o maior empregador privado do país.

Sua representatividade atual no PIB é de 27,4% % e vem crescendo há mais de vinte anos, alinhado com as tendencias globais, com o aumento da participação do setor de serviços na economia dos países mais desenvolvidos.

São setores que foram forjados e desenvolvidos no Brasil durante sucessivas crises locais e globais e que vêm investindo de forma consistente, incorporando tecnologia, o digital e os mais modernos conceitos praticados no mundo, incluindo sua reconfiguração como Ecossistemas de Negócios.

E que ampliam sua atuação com novas funções, como no caso das marcas próprias.

Que amadurecem ao também incorporar mais serviços e soluções como no foodservice para atenderem ao empoderado omniconsumidor-cidadão emergente.

Ao mesmo tempo que se torna ainda mais competitivo pela presença mais forte e direta da indústria fornecedora e de marcas, muitas por meio dos marketplaces do próprio varejo tradicional e digital.

A adversidade que caracteriza o sistema tributário do País e mais a complexidade logística e a volatilidade da economia e da política brasileira ajudaram a forjar a competitividade dos setores do comércio e do varejo.

E esses setores deveriam dar exemplo neste momento, integrando e reunindo as diversas cadeias de valor, os diferentes segmentos, canais, formatos e negócios, por meio de suas entidades nacionais e regionais, para se unir num projeto Brasil com uma pauta mínima única em defesa do setor empresarial, do País e dos brasileiros de forma mais justa, ampla e democrática.

Que seja essa a proposta objetiva do 11º Fórum Lide do Varejo em 2023.

E que essa proposta se transforme em realidade pela visão, determinação e grandeza dos líderes desses setores, é o necessário e fundamental complemento.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiros estão concentrando gastos em alimentação, educação e saúde

Próxima Postagem

Consumidores gastam R$ 56,5 bilhões no 4º tri e foodservice volta aos patamares pré-pandemia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Carga tributária e custo da alimentação fora de casa são preocupações em reforma

Consumidores gastam R$ 56,5 bilhões no 4º tri e foodservice volta aos patamares pré-pandemia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.