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Iguatemi invadiu (literalmente) a praia dos clientes nesse verão. Deu tão certo que fará isso de novo, ano que vem

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
27 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Iguatemi invadiu (literalmente) a praia dos clientes nesse verão. Deu tão certo que fará isso de novo, ano que vem

Cine Vista Iguatemi Imagem: Theo Bueno

Os clientes do sofisticado Beach Club Tartarugas, em Trancoso, no sul da Bahia, estão acostumados a viver experiências exclusivas. Neste verão, no entanto, foram surpreendidos por mimos oferecidos por uma rede de shopping centers.

Desde carrinhos de golfe para levar os clientes até a Praia das Tartarugas, passando por drinks de boas-vindas, toalhas de praia Buddemeyer, espreguiçadeiras, nécessaires com produtos L’Occitane e aquela garrafinha de água mineral, tudo foi pensado pela Iguatemi para proporcionar momentos especiais aos frequentadores do local.

A ativação, que durou 45 dias, entre dezembro e janeiro, proporcionou ainda festas com DJs conhecidos, shows de Elba Ramalho e Toni Garrido e até sessões do Cine Vista, tradicional exibição ao ar livre de filmes famosos, que a Iguatemi costuma promover em alguns dos seus shoppings.

 

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Iguatemi clientes
Iguatemi clientes
Iguatemi clientes
Iguatemi clientes

Mais de 5 mil pessoas com alto poder aquisitivo participaram da ação. Membros do Iguatemi One recebiam, de quebra, benefícios extras, o que acabou estimulando a adesão de novos participantes, que se inscreveram na hora no programa de fidelidade.

Acompanhando a jornada do cliente, mesmo nas férias

A ideia, de acordo com Renata Zitune, diretora de Marketing da Iguatemi, foi viajar com a marca e reforçar o estilo de vida representado pela Iguatemi em diferentes lugares. “Queremos acompanhar a jornada do cliente e estar presentes também nos seus momentos de lazer, mesmo quando estão longe dos nossos shoppings”, explicou.

O local para essa ação foi escolhido a dedo pelo time de marketing corporativo. Ao pesquisar onde seus consumidores passam as férias de verão, Trancoso, na Bahia, apareceu como um dos lugares principais.

A Iguatemi, assim como outras redes, patrocina eventos como a SP-Arte e a São Paulo Fashion Week. Já operou uma loja do Iguatemi 365, o marketplace digital da companhia, na Quinta da Baronesa, reduto da classe alta de São Paulo, mas ainda não havia feito uma invasão como essa. Os bons resultados animaram a empresa a repetir a dose nos próximos verões. “Nossa intenção é continuar acompanhando os clientes nas férias e repetir Trancoso”, garantiu Renata.

O que outros shoppings podem aprender com isso?

A iniciativa da Iguatemi traz diversas e interessantes reflexões para gestores de redes de shopping centers. A primeira e mais óbvia diz respeito à estratégia de marca, uma discussão antiga, diga-se. Qual é o melhor caminho: trabalhar o nome do shopping ou a marca corporativa?

Os defensores da tese de que é preferível trabalhar o nome do shopping acreditam que a relação dos consumidores é com o empreendimento que fica ali, perto deles e que a marca corporativa seria pouco conhecida e irrelevante para os frequentadores.

De fato, não são muitas as redes de shopping reconhecidas pelos seus clientes. Tentativas, tanto no Brasil quanto no exterior, de construção e disseminação de uma imagem institucional, não alcançaram ainda resultados expressivos neste setor.

A verdade é que poucas empresas hoje parecem estar em melhores condições de fazer isso do que a Iguatemi. O principal motivo é que a marca tem sido tratada com cuidado ao longo do tempo para refletir valores como qualidade, excelência, sofisticação. Vale lembrar que o nome da companhia está presente na fachada de seus shoppings mais importantes, o que eleva awareness.

No passado, a Iguatemi chegou a licenciar seu nome. Não faz muito tempo havia um Iguatemi Salvador (hoje Shopping da Bahia), Iguatemi Belém (hoje Pátio Belém) e Iguatemi Maceió (hoje Maceió Shopping). O Iguatemi Florianópolis, depois de vendido, também mudou de nome e passou a ser conhecido como Villa Romana. Prova da preocupação em manter controle sobre o padrão de operação do portfólio.

Proximidade e conexão com o cliente

Outra lição deixada pelo takeover da Iguatemi em Trancoso é a necessidade de estarmos cada vez mais perto dos clientes, independentemente de onde eles estejam. Hoje, quando os consumidores possuem tantos canais de compra à disposição, contar com uma boa localização, bom mix de lojas, prover conforto e segurança, já não são suficientes. Precisamos estabelecer conexões com as pessoas, conhecê-las individualmente, fazer parte das suas vidas.

Milton Nascimento canta, na linda canção “Nos bailes da vida”, que o artista tem que ir aonde o povo está. De certa forma, é isso o que está fazendo a Iguatemi.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

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