Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Confiança dos consumidores paulistanos melhora em fevereiro

Redação de Redação
27 de fevereiro de 2014
no Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela FecomércioSP. A entrada em vigor do reajuste do salário mínimo foi um dos fatores para melhorar o nível de satisfação do consumidor paulistano em relação à situação econômica do momento, o que contribuiu para um aumento de 3,5% no ICC em relação ao mês anterior (em fevereiro, atingiu 136,4 pontos, contra 131,7 pontos de janeiro, o menor desde março de 2009, segundo a análise feita pela FecomércioSP).
Comparado ao mesmo período no ano anterior, em que o índice registrou 165,8 pontos em fevereiro de 2013, no entanto, houve queda de 17,8%, evidenciando uma piora de percepção das condições econômicas em um ano e a consequente deterioração da confiança dos moradores da capital paulista.

Futuro incerto

A pesquisa, que tem por objetivo, identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura, mostrou que os paulistanos estão reticentes sobre o futuro – sentimento demonstrado por um leve recuo de 0,4% no Índice das Expectativas do Consumidor (IEC).

Em todas as segmentações (renda, gênero e faixa etária) o Índice de Confiança do Consumidor aumentou entre janeiro e fevereiro. Destaques positivos para as variações do indicador entre os paulistanos a partir de 35 anos (+7,7%), entre as pessoas com renda inferior a dez salários mínimos (+4,8%) e entre as mulheres (+4,7%). Da mesma forma, no comparativo anual, houve queda em todos os estratos, sendo as maiores entre a população com renda a partir de dez salários mínimos (-23,3%), entre as mulheres (-20,7%) e entre os moradores da capital com menos de 35 anos (-20,5%).

O ICC é apurado mensalmente pela entidade desde 1994, com base em dados coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo, segmentados por nível de renda, sexo e idade, e varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Fonte: FecomércioSP

Postagem anterior

O varejo encontra tecnologia na Hointer

Próxima Postagem

Um olhar sobre o mercado de shopping center no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Um olhar sobre o mercado de shopping center no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile