Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Scale as a Service – A nova ordem do varejo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
27 de janeiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Amazon oferece tecnologia Just Walk Out para outras empresas - Imagem: Divulgação

Ao voltarmos da NRF, maior feira de consumo e varejo do mundo que acontece anualmente em Nova York, a maior parte dos clientes que não puderam estar na nossa delegação nos pergunta: quais foram os grandes temas desse ano?

Dentre os principais pontos discutidos por lá e que debateremos em amplitude e profundidade no Pós-NRF no dia 31/01, um dos que mais me chamou a atenção foi um tema que não foi mostrado nas palestras, mas que emergiu na grandiosa feira de exposições do evento.

Abertura das fortalezas

Até agora os grandes varejistas globalmente destinaram seus esforços para construir fortalezas impenetráveis. Sua escala e capacidade de investimento criaram um abismo grande demais que já tinha atingido o ponto de ser insuperável pelo pequeno e pelo médio varejo.

O recente ponto de virada desse movimento foi a ascensão dos modelos de ecossistemas de negócios, inicialmente protagonizado pelo Alibaba e Tencent na Ásia, pela Amazon nos EUA e mais recentemente seguido pelo maior varejista do mundo em vendas, o Walmart.

Os modelos de ecossistemas de negócios são por definição abertos e têm como principal característica e ponto forte a sua abertura ao mercado e agregação de outras empresas, concorrentes ao não, para se juntarem e mutuamente fortalecerem o todo.

Essa forma de pensar criou os maiores conglomerados do mundo em valor de mercado e em faturamento. O modelo foi tão bem-sucedido que muitas delas migraram completamente o seu core business para outras áreas mais lucrativas. A Amazon, por exemplo, tem 75% do seu lucro anual advindo dos serviços que presta para outras empresas (incluindo concorrentes do seu negócio de varejo), como soluções de processamento em nuvem, software, propaganda, supply chain, etc.Scale as a Service - A nova ordem do varejo

Scale as a Service

Assim, esse movimento por meio do qual os grandes varejistas passam a abrir e monetizar suas infraestruturas, oferecendo-as como serviço para todo e qualquer varejista de diferentes portes, foi essa uma das principais tendências que emergiram da NRF 2023.

A Amazon, precursora no mercado norte-americano deste movimento, foi um dos destaques da feira. A empresa oferece há anos sua infraestrutura logística e de processamento na nuvem, e recentemente passou a investir e comunicar com intensidade muito maior sobre suas soluções de software dedicado ao varejo, com ênfase para suas plataformas de unified commerce e soluções específicas como a recém-lançada Amazon Supply Chain, solução em nuvem para gestão da cadeia de suprimentos.

Scale as a Service - A nova ordem do varejo - Stand da Amazon na NRF 2023 - Foto: Eduardo Yamashita
Estande da Amazon na NRF 2023

A empresa também destacou a comercialização da sua solução de loja 100% autônoma batizada de “Just Walk Out”, tecnologia que foi desenvolvida e aprimorada nas lojas de conveniência da Amazon e que agora passa a ser implementada em empresas varejistas “concorrentes”, como a gigante no segmento de conveniência Hudson.

Scale as a Service - A nova ordem do varejo - Demonstração da solução de loja autônoma da Amazon - Foto: Eduardo Yamashita
Demonstração da solução de loja autônoma da Amazon

A empresa também aposta na comercialização de soluções de identificação e pagamento dos consumidores pelo reconhecimento da palma da mão, alternativa interessante para endereçar o desafio da identificação dos consumidores nas lojas físicas, conectar com os dados de programas de fidelidade e mapear o comportamento de compras independentemente do canal.

Amazon - Foto: Eduardo Yamashita

A grande novidade nessa tendência foi do Walmart. Em 2021, no call com investidores para apresentar o resultado do ano, o presidente do Walmart global disse a seguinte frase em tradução livre: “Nosso seu principal vetor de crescimento nos próximos anos não será no varejo.”

Scale as a Service - A nova ordem do varejo Ecossistema Walmart
Ecossistema Walmart

A empresa investiu pesado nesta NRF para comunicar seu novo braço de negócios, lançado em agosto de 2021: o Walmart GoLocal, solução de suppl chain que usa a infraestrutura do Walmart para oferecer um serviço completo de delivery para varejistas de todos os portes.

Scale as a Service - A nova ordem do varejo - Stand do Walmart GoLocal na NRF 2023 - Foto: Eduardo Yamashita
Stand do Walmart GoLocal na NRF 2023

Os principais diferenciais promovidos por eles são a ampla cobertura do Walmart nos Estados Unidos, principalmente fora das grandes cidades, o know-how da empresa em supply, baixo custo por conta da escala da empresa e presença nessas áreas menos adensadas, e sua elasticidade, uma vez que a solução atende desde pequenos varejistas independentes a gigantes do varejo. A Home Depot, maior varejista de materiais de construção dos EUA, que anunciou no final de 2022 que passaria a usar a estrutura do Walmart em áreas onde não tem presença relevante.

https://www.youtube.com/watch?v=YsamRsUtU4k

Impactos para o mercado

Esse novo posicionamento e estratégia dos grandes varejistas é disruptivo e muda a dinâmica de forças do varejo.

Na nossa visão, esse movimento está apenas começando. O primeiro passo das empresas é abrir sua infraestrutura logística, pois é a oportunidade mais obvia em um primeiro momento. Entretanto, antevemos que rapidamente outros serviços e soluções passarão a ser oferecidos e haverá uma rápida aceleração da adoção dessas soluções pelo mercado.

Dado o atual cenário, prevemos que em um futuro próximo os grandes varejistas não serão mais varejistas. O varejo será o laboratório para que essas empresas construam e desenvolvam suas infraestruturas para os demais. Prevemos também uma pressão ainda maior nos varejistas médios, que tendem a não ter um posicionamento claro, assim como um repensar das competências que determinam o sucesso de um varejista/marca no futuro.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Eduardo Yamashita, Shutterstock e Divulgação/Empresas

Postagem anterior

O que as lojas físicas têm a ver com o engajamento com o cliente: tudo

Próxima Postagem

Market4u cresce quase 70% e prevê chegar 5.000 lojas abertas

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com crescimento de quase 70%, market4u registra faturamento de R$ 100 milhões em 2022

Market4u cresce quase 70% e prevê chegar 5.000 lojas abertas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.