Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Muito além da competência e capacidade individuais

Momentum nº 983

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
desafios liderança Muito além da competência e capacidade individuais

Se você já se sentiu pressionado pelas demandas emergentes e crescentes para além de sua capacidade e competência pessoais requeridas no cenário atual, bem-vindo ao lado B do “admirável mundo novo, de novo”.

Só para lembrar, o “Admirável Mundo Novo, De Novo” foi o tema do Latam Retail Show deste ano e foi examinado e contextualizado em mais de 100 horas de conteúdo com a visão de 218 palestrantes e 8 pesquisas inéditas para aprender e debater o presente e o futuro do varejo e o consumo.

Para além das questões envolvendo a síndrome do impostor, aquela em que em algum momento da vida podemos nos sentir enganando os demais por não temos segurança de que estamos preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro mais imediato, sendo solidário, você é apenas mais um.

E por uma razão mais do que óbvia.

Os desafios são muito maiores do que a capacidade individual de enfrentá-los sozinho com sua própria e exclusiva competência, por mais dedicado, comprometido, estudioso, visionário e workaholic que seja.

Simplesmente porque os desafios se multiplicam numa velocidade, intensidade e complexidade que nunca se imaginou poderia acontecer.

Está acontecendo e, lamentamos informar, assim permanecerá.

É ilusão imaginar que individualmente será possível encontrar respostas certas e precisas para esse nível de complexidade gerada pela realidade em constante, profunda, rápida e permanente mutação.

Isso pressupõe a busca de modelos individuais de atitude para conviver com esse cenário que se torna ainda mais desafiador quando estamos em posição de liderança com a missão de mostrar caminhos e conduzir para o alcance de resultados.

Que se tornam cada vez mais fundamentais num ambiente em que somos constantemente avaliados por nossa atualidade de informações, visões, soluções propostas e, fundamental, entrega de resultados.

Se o admirável mundo novo é caracterizado por uma realidade que difere da anterior, na qual a globalização era palavra de ordem e, portanto, haveria um tempo para implementar o que pudesse trazer melhor retorno num prazo mais longo em âmbito global, agora o desafio é mais imediato, objetivo e local. E o futuro ao futuro pertence.

A cada momento nos defrontamos com novas alternativas, inovações e soluções que, se de um lado amplificam possibilidades, de outro geram ansiedades e novas complexidades para um convívio saudável e produtivo no cenário reconfigurado.

Daí a importância da formação e integração de lideranças que se complementem em suas especialidades, competências, visões e habilidades para buscar caminhos e implementar soluções que potencializem resultados.

Mais do que nunca, o dito popular que diz que “uma andorinha só não faz verão” é verdadeiro.

A habilidade maior está em construir a visão coletiva e em formar grupos de liderança, administrando desiguais com competências complementares, e harmonizar o convívio em benefício da realização do que se propõe.

Tão simples de enunciar e tão difícil de realizar, pois, para além dos desafios do cenário em constante e rápida mutação, está o fato de que as pessoas envolvidas se tornaram também mais complexas e empoderadas pelos mesmos elementos que tornam a sociedade como um todo igualmente mais complexa.

Dentre esses elementos, a destacar tudo que envolve tecnologia, digital e as redes sociais com sua enorme capacidade de criar múltiplas opções para cada circunstância e momento.

E o fato de que o desejável é encontrar caminhos para conciliar o bem estar individual e o alcance de objetivos e metas profissionais e empresariais, o que tem levado a profundas mudanças nas estruturas do emprego, como mostra o crescimento da Gig Economy, o auto emprego e o saudável desejo de ampliar o home office para a maioria dos profissionais, em especial os mais jovens.

Nesse “admirável mundo novo, de novo”, o pensar simples, direto, rápido e objetivo, fatores tão relevantes no exercício da liderança pragmática e focada em resultados, se tornou mais difícil de conciliar com a multiplicidade de opções criadas pelo uso dos mais diversos instrumentos alternativos para o alcance de resultados.

Se a constatação dessa realidade nos conforta por não nos sentirmos isolados em nossos desafios pessoais, profissionais e empresariais, de outro lado deveria nos estimular a continuarmos a desenvolver competências para envolver, visionar e atuar nos negócios, nas nossas iniciativas e na própria vida de forma mais harmônica, equilibrada e produtiva, porém sem jamais parar de evoluir como pessoa, profissional, dirigente, empreendedor ou empresário.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shoppings da BrMalls antecipam Copa do Mundo com ações promocionais

Próxima Postagem

C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

C&A inaugura loja com manequim sustentável e sacola de plástico reciclado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.