Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

SPOILER ALERT: Aprendizados da China – Parte 3

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
26 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Inovação
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Esse artigo é a terceira parte da série onde contamos os principais aprendizados da missão do Grupos GS& Gouvêa de Souza na China. Caso você não tenha lido as partes anteriores clique aqui para conferi-las: Aprendizados da China – Parte 1 e Aprendizados da China – Parte 2.

[the_ad id="138406"]

VELOCIDADE, VELOCIDADE E VELOCIDADE!

Os chineses vivem verdadeiramente no mundo VUCA, a velocidade de transformação daquela sociedade e daquela economia é algo sem paralelo no mundo, estimo que eles estejam em um ponto da curva exponencial de transformação que o ocidente só deve chegar em 10 ou 20 anos – no mínimo.

[the_ad id="99067"]
Shanghai transformada após a abertura chinesa para o mundo

Em um mundo que se transforma a cada dia, com concorrência feroz e onde as regras do jogo mudam a cada segundo, não é de se espantar que os chineses entendem que a velocidade é uma das competências chave para a perenidade dos seus negócios – ser rápido na China é fator imprescindível para a sobrevivência.

Assista este vídeo com a evolução do sistema de metro em Shanghai:

A melhor forma que encontrei de explicar o que os chineses pensam sobre a importância da velocidade nos negócios foi através do conceito da equivalência massa-energia, elaborado por Einstein, em 1905. A fórmula diz que Energia é igual à Massa, multiplicada pela Velocidade ao quadrado. Podemos fazer uma analogia dessa fórmula com o mundo em transformação exponencial da China.

Nessa analogia, a Energia seria a força da sua empresa, a Massa seria a força da sua marca/a infraestrutura da empresa/o market share que detém/etc. e a Velocidade é a sua capacidade de reagir às mudanças no ambiente de negócios. Seguindo essa analogia, é muito mais importante ser rápido do que deter uma megaestrutura. Sobrevive a empresa que é mais rápida, não aquela que possui a maior massa.

A velocidade é tão importante na China que uma nova forma de estruturação das empresas foi desenvolvida visando proporcionar uma maior agilidade às empresas – os  chamados ecossistemas de negócio (falo mais sobre esse tema na primeira parte dessa série).

Como exemplo, tivemos a oportunidade de visitar a Sede da Decathlon na China, em Shanghai, chamada de Decathlon Lab. Entre os inúmeros aprendizados, nos chamou a atenção a velocidade com que a empresa expandiu seus negócios por lá, são mais de 300 lojas em território chinês, sendo que a maior parte foi aberta nos últimos 3 anos. Apenas como base de comparação, a mesma empresa possui algo como 30 lojas no Brasil.

Visita à Decathlon Lab – histórico de abertura de lojas na China

História: Steve Jobs, fundador e ex-presidente da Apple é conhecido por levar ao extremo o seu time no desenvolvimento dos produtos da empresa e o caso do Iphone original, lançado em 2007, não foi diferente.

Há apenas um mês do lançamento do produto, Jobs demandou para o seu time que desenvolvesse uma nova tela que substituísse a de plástico que havia sido planejada para o Iphone, pois a mesma arranhava muito facilmente. Ele demandou que a nova tela fosse de vidro e que esse desenvolvimento deveria ser feito em apenas seis semanas. Havia apenas um “pequeno” problema, essa tecnologia simplesmente não existia na época!

Com um desafio dessa envergadura, os executivos e executivas da Apple imediatamente voaram para a China, mais especificamente para Shenzhen, cidade reconhecida pela Cultura Maker e por sua competência no desenvolvimento de hardware.

Para sua surpresa, ao chegar na cidade chinesa, uma nova fábrica já estava sendo construída para atender a demanda da Apple, com engenheiros recrutados e disponíveis 24/7 e com toda a matéria prima necessária para iniciar o desenvolvimento do produto. Detalhe: tudo isso antes mesmo de ganhar qualquer contrato com a Apple.

O resultado disso tudo? A empresa ganhou o contrato e o novo vidro para as telas dos Iphones foi desenvolvido em 30 dias. Estima-se que a Apple utilizou 8.700 engenheiros para construir o Iphone na China. O recrutamento de um exército como esse levaria algo como 9 meses se acontecesse nos Estados Unidos, na China, o processo levou 15 dias.

Recomendo a leitura dessa matéria do business insider com mais detalhes sobre o case da Apple: https://www.businessinsider.com/steve-jobs-new-iphone-screen-2012-1

Esse foi nosso terceiro artigo dessa série de aprendizados na China, aguardem os próximos aprendizados que traremos aqui no Mercado & Consumo sobre esse incrível mercado que, definitivamente, é uma janela para o futuro das relações de consumo.

NOTA: A GS&MD realizará o “Ignition 360°” em novembro deste ano, que levará uma delegação para conhecer os maiores cases e exemplos de inovação do varejo chinês. O roteiro envolve visitas de estudos, relacionamento e negócios às cidades de Beijing, Shangai, Shenzen, Hanghzou e Hong Kong. Para saber mais, acesse: retailignition.com.br/china.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Unilever, Tesco e Nestlé são as mais preparadas para substituir carne

Próxima Postagem

Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Casino reduz Ebitda e vendas no 1º semestre, em meio a processo de reestruturação financeira

Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.