Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais comunicação e menos conflito

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
26 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Que a comunicação eficaz é muitas vezes a solução de problemas que poderiam ser evitados ou ao menos minimizados, todos sabem. No franchising, no entanto, mais do que importante, ela é crucial para o sucesso da relação de franquia.

Relação essa que é de total interdependência. Franqueados e franqueadores têm que ter a consciência de que se conquista muito mais juntos do que separados. Na relação de franquia, colocar o ego de lado e reconhecer que seu progresso está intimamente ligado ao trabalho de outro é fundamental – exige maturidade e abertura ao diálogo.

O paradoxo é que, muitas vezes, quanto mais damos importância para algo, maiores são as dificuldades de comunicação. Isso porque outros fatores acabam influenciando no processo, principalmente as emoções. Na relação de franquia, o franqueador tem em alta conta tudo o que conquistou, a marca, a rede, sua reputação. O franqueado, por sua vez, tem muitas vezes na franquia, o negócio de sua vida, o sustento de sua família.

Então, nada melhor que uma boa dose de empatia, escuta e assertividade. Os dois lados estão, na prática, defendendo a mesma coisa, ambos desejam sucesso e um futuro promissor para o negócio.

Para conquistar o tão sonhado “nós” numa relação de franquia, quando cada um dos envolvidos deixa de pensar apenas no “eu” ou “você”, e abraçam as causas conjuntas, o franchising desenvolveu ao longo dos anos algumas boas práticas que podem ser incorporadas em qualquer relação, seja ela de negócios ou não. Algumas delas são relatadas por Greg Nathan no livro “Parcerias Lucrativas”, as quais relato abaixo:

  • Ouvidoria: Uma abordagem de escuta ativa, em que o aspecto defensivo tem que ser deixado completamente de lado. Ela envolve ouvir o outro com cuidado, sem interrupções e sem julgamentos. A ideia é entender o que está efetivamente causando o desconforto da pessoa na relação, e isso vai além de estar disponível. Exige uma boa dose de concentração e autocontrole. Mesmo que você não concorde, permitir que a pessoa exponha suas preocupações é muitas vezes tudo que é preciso para que ela se livre do peso que está sentindo e comece a pensar com mais clareza. Pode ser que até comece a concordar com você.
  • Abordagem assertiva: Trata-se de uma abordagem que respeita as diferenças e as necessidades de todos. Não é, no entanto, fácil. Não fomos criados para falar o que é preciso ser dito, muitas vezes entendemos que é melhor “não falar nada” ou esperar que as coisas se resolvam; ou, ao falar, acabamos sendo agressivos, imputando culpa, acusações e outros. Ser assertivo não é fácil, exige coragem e prática. Envolve a expressão de pensamentos e sentimentos de forma clara e aberta, ao mesmo tempo em que se respeita a necessidade do outro. No franchising, com tantos elos distintos, isso se torna ainda mais fundamental.
  • Foco em interesse e não em posições: Entender efetivamente o que é valor para você e para o outro. Muitas vezes assumimos posições duras e nada flexíveis ao tentar a solução de algum conflito. Mas, em algumas situações, se o foco estiver apenas no que é de interesse de cada um, pode surgir complementariedade. Um exemplo dado por Greg Nathan, é de duas irmãs que brigavam pela mesma laranja. Ambas assumiram a posição de que “precisavam da laranja” e acabaram dividindo-a. No entanto, não se atentaram que uma precisava da casca e a outra da polpa do fruto. Ou seja, suas posições rígidas acabaram prejudicando as duas a conquistar o que efetivamente tinham interesse.

Embora uma boa comunicação seja essencial para o sucesso em todas as áreas da vida, ela é pouco trabalhada como competência. Para se chegar num nível em que a comunicação seja efetiva, é preciso prática e muito comprometimento com o outro. No franchising mais ainda e é fundamentalmente um fator de sucesso para os negócios.

 

Nota:

*No mês de julho o Grupo BITTENCOURT lançou a 8ª edição do livro Parcerias Lucrativas de Greg Nathan, uma das principais publicações voltadas para empreendedores, franqueadores e franqueados. Com conteúdo ampliado e atualizado, traduzido e lançado no Brasil pelo Grupo BITTENCOURT, o material promove reflexões sobre comunicação, atitudes e práticas do franchising; respeito e confiança mútua entre os profissionais da franqueadora e do franqueado,  além de explorar outros pontos importantes para o sucesso de todo o sistema. O livro já está à venda na loja online: https://www.suafranquia.com/loja/livros/parcerias-lucrativas

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Chilli Beans inaugura loja conceito em Curitiba

Próxima Postagem

RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

RDS Sell Out Expert confirma presença no Latam Retail Show

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile