Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Impactos da Covid-19 no Foodservice Brasileiro

Vólia Simões de Vólia Simões
26 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice
Tempo de leitura: 3 minutos
Impactos da Covid-19 no Foodservice Brasileiro
[the_ad id="169690"]

Parece que foi há muito tempo, mas em janeiro e fevereiro deste ano o foodservice dava continuidade à recuperação da crise econômica que o havia impactado nos anos anteriores. O tráfego crescia havia seis trimestres consecutivos, segundo acompanhamento CREST¹ Brasil, conduzido pela Mosaiclab|GS&Inteligência.

[the_ad id="138406"]

Em março, no entanto, vimos a ameaça que já atingia outros países ao redor do globo finalmente chegar ao território nacional, e – como aconteceu lá fora – impactar rapidamente o setor de restaurantes, juntamente com diversos outros segmentos da economia e consumo.

Gráfico 1

O resultado acumulado do primeiro trimestre trouxe -6% de retração, mas dilui o impacto das últimas semanas de março – onde efetivamente o isolamento social começa em diversas cidades e estados, e os restaurantes passam a fechar para operações em loja. Considerado isoladamente, março chega a registrar declínio de aproximadamente 1/3 das transações – intensificados nos meses de abril e maio, consecutivamente.

Gráfico 2

As últimas semanas, no entanto, têm trazido com a reabertura gradual de lojas e restaurantes algumas perspectivas em relação ao foodservice na retomada.

A primeira delas é que segmentos mais adaptados ao consumo rápido – ou ainda, ao consumo fora do local (como delivery e para viagem, por exemplo) tiveram maior resiliência no impacto inicial, e tendem a se recuperar mais rapidamente neste momento: destaque para padarias, conveniência, restaurantes de refeições completas e redes do fast food moderno.

Gráfico 3

Em segundo lugar, temos observado que algumas ocasiões tendem a se recuperar mais rapidamente.

Entre estas, destacam-se as refeições realizadas dentro de casa, em momentos de lazer com amigos/ família; que correspondiam a 12% das refeições do foodservice em 2019, isto é, no cenário anterior à Covid-19.

Também têm previsão de rápida retomada refeições realizadas no dia a dia – mas adaptadas ao cenário de isolamento social, isto é: fora do restaurante/estabelecimento, no ambiente de casa ou trabalho. Neste grupo, destacam-se alimentos e bebidas consumidos durante o almoço ou nos intervalos de manhã ou à tarde, e correspondem a 20% do mercado.

Somando-se estes momentos de consumo, totalizam-se aproximadamente 1/3 das transações de 2019 com estimativa de retorno mais rápido nos próximos meses.

Por outro lado, há ocasiões mais prejudicadas, com previsão de retorno mais lenta. Entre elas, as refeições relacionadas a passeios, entretenimento em locais fechados/cobertos, viagem de lazer ou negócios, entre outras. Estima-se que estejamos falando aqui de outro terço do mercado que pode demorar a recuperar, ou até mesmo não retornar nos moldes que conhecíamos até então.

É importante reforçar, no entanto, que o que temos aprendido observando o comportamento do foodservice é que trata-se de um mercado resiliente, dinâmico e com alto poder de recuperação. As ocasiões que conhecíamos antes provavelmente se tornarão diferentes. Os segmentos e canais, reformulados sob novos aprendizados. O que vimos após a última crise econômica é que o foodservice retorna reinventado: nas ocasiões, nas ofertas, nos formatos, e na forma de comunicar e atender ao seu público-alvo.

Certamente o novo foodservice não será como antes. Estar atento às dinâmicas desse mercado é mais do que nunca imprescindível para garantir a sua perenidade.

¹FONTE: Pesquisa CREST® com consumidores de refeições preparadas fora do lar, com metodologia internacional conduzido no Brasil pela Mosaiclab/GS&Inteligência. Para dúvidas ou mais detalhes da metodologia, entre em contato no e-mail: info@gsinteligencia.com.br.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Covid-19: robôs farão delivery sem contato durante a pandemia

Próxima Postagem

Varejo ampliado terá queda de 19% nas vendas em julho

Vólia Simões

Vólia Simões

Vólia Simões é head de Inteligência de Mercado e especialista em pesquisa e insights para o Varejo e Foodservice da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
Foodservice

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo ampliado terá queda de 19% nas vendas em julho

Varejo ampliado terá queda de 19% nas vendas em julho

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.