Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos voláteis, incertos, complexos e de crise

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
26 de maio de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos mergulhados em uma crise sem precedentes, vivendo em meio a um caos político, econômico, financeiro, moral, comportamental, de identidade e também de liderança, em seu mais amplo e irrestrito sentido

Um cenário altamente complexo que atinge em cheio as organizações, seu planejamento, posicionamento e, principalmente, suas pessoas, exigindo uma reinvenção diária, atitudes disruptivas e um protagonismo nunca antes experimentados adicionalmente, a uma velocidade que só cresce. Neste contexto a figura da liderança, individual, empresarial ou governamental, emerge como necessidade urgente. Aquele que assume o manche da situação, que tem a visão e o direcionamento para onde se deve seguir, as diretrizes e principalmente: por que se deve caminhar na direção apontada.  

Em célebre frase, Einstein já dizia que não é possível obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Em cenários altamente complexos é fundamental evocar o máximo da capacidade analítica para encontrar novas oportunidades, resolver problemas de gestão com alta complexidade, antecipar cenários, criar e executar novas estratégias. Sobretudo a sensibilidade e grande habilidade para desenvolver talentos.

As mudanças desencadeadas passam a exigir profissionais e líderes com novas e exigentes competências e habilidades. De flexibilidade, consistência e multifuncionalidade a multiqualidades.

Uma importante característica deste líder eficaz é que ele não se enfurna atrás de sua mesa no papel de apontar o que cada um deveria fazer, buscando culpados e desculpas para a situação adversa e instável. Este líder está tão profundamente envolvido em sua visão e crença de que tem a responsabilidade de virar o jogo, que seu entusiasmo natural tem o poder de contagiar e inspirar todos que estão ao seu redor. Sua firme vontade de fazer a organização prosperar desperta e alimenta a paixão de todos, conduzindo o time em direção à realização de suas metas.

Os líderes são os verdadeiros agentes de mudança em cenários incertos como os que estamos vivendo. Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las para que coloquem sua mente, coração, criatividade e excelência a serviço de um objetivo, fazendo com que se empenhem ao máximo nessa missão.

O líder assume o delicado papel de promover segurança à sua equipe, que muitas vezes com poder limitado de tomar decisões, podem se sentir a mercê das incertezas. Esta segurança vem da demonstração que está no controle, que tem autonomia, está preparado e sabe o que fazer em sua missão de liderar o time. O líder transmite a confiança e credibilidade à equipe, posicionando-se com uma referência digna de ser seguida.

Ao líder ainda cabe a função de abrir suas portas, colocando-se à disposição com autenticidade, escuta ativa, compartilhando informações e dando feedback na medida em que ele é possível e necessário.  

5 diferenças que a liderança eficaz faz nas organizações em tempos de crise:

  1. Uma gestão competente munida de uma liderança eficaz permite a manutenção dos ânimos da equipe, fazendo com que permaneçam motivados;
  2. Características natas de liderança engajam as equipes;
  3. Um líder autêntico assume as consequências de suas decisões e por isso gera na equipe a percepção de comprometimento e confiabilidade;
  4. Um verdadeiro líder sabe tomar decisões difíceis sem pestanejar, e em tempos de crise essa tarefa se torna ainda mais importante;
  5. Em um momento de vários problemas, um bom líder é capaz de trabalhar inúmeras soluções.

Liderar é uma tarefa diária, árdua e complexa, e que traz consigo uma realização impar. A liderança acontece através das ideias, visão clara e princípios bem estabelecidos e é a partir da visão deste líder que toda a equipe irá segui-lo, ou não. Esta visão deve ser inspiradora, e as atitudes do líder devem ser coerentes e estar alinhadas com esta visão. É imprescindível que o líder seja fiel às suas ideias.

Saber aonde se quer chegar, liderar na linha de frente, ter boas pessoas e formar um bom time. Ter em sua equipe bons profissionais, que dominem cada uma das coisas que precisam ser feitas. Não é possível ser bom em tudo sozinho. Esta é a verdadeira importância do trabalho em equipe, pois em um time, os pontos fracos são compensados e os pontos fortes são potencializados. Nenhuma pessoa pode ter todas as habilidades que uma organização ou uma situação precisa. Ter boas pessoas também significa ter pessoas de caráter e valores, sobretudo de coração e atitudes positivas.

Tempos difíceis não criam líderes. Tempos de crise apenas mostram o tipo de líderes que dispomos nas organizações. Liderar no final das contas é mais arte do que ciência, mais ação do que reação, mais quem é você do que o que você faz.

 

Postagem anterior

Experiências simples, seguras e repletas de sentido: eis o seu negócio

Próxima Postagem

Após receber aporte de R$ 2 milhões, startup quase vai a falência

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Após receber aporte de R$ 2 milhões, startup quase vai a falência

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.