Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Impactos da inteligência artificial no mundo dos negócios

Episódio 3: Como podemos utilizá-la dentro das empresas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
26 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
inteligência artificial

No artigo de hoje vou trazer exemplos práticos de como a inteligência artificial já está impactando os negócios. O que tenho sentido nos ambientes empresariais é uma ansiedade para conhecer mais sobre a sua aplicabilidade e entender como ela poderá potencializar os negócios.

A inteligência artificial poderá estar entremeada nos variados processos dentro das empresas. Através dela, poderemos desenvolver sistemas que permitem processar informações com muita agilidade, analisar dados e emitir relatórios com grande precisão.

Vou trazer alguns exemplos para ilustrar como isso já está acontecendo.

Segundo a Eva Lazarin, na agricultura, os tratores já têm autonomia e adentram aos campos fazendo o trabalho com apoio de câmeras que os auxiliam a reconhecer o terreno, identificar os obstáculos e criar caminhos alternativos quando necessário. Apoiados por câmeras, eles estão usando a IA para agir e fazer a melhor operação no campo.

Só no campo, o emprego de IA pode se traduzir em ganho de tempo da preparação da terra à colheita, além de mais eficiência no uso de combustível, otimização da aplicação de insumos como defensivos agrícolas ou fertilizantes.

Não esquecendo na redução de desperdício de sementes no plantio ou a dos grãos nas colheitas. A John Deere apresentou tudo isso na CES 2023 e ainda acrescentou que esta tecnologia – conectada à outras – tem o poder de fornecer alimentos, combustíveis, fibras e infraestrutura para a crescente população global”.

A Eva Lazarin ainda contribui dizendo que “logicamente, a tecnologia foi o primeiro setor a aderir a IA. Os mecanismos de busca que temos hoje, como Google, são turbinados por ela. E estão sendo injetados bilhões de dólares em startups com IA em suas soluções. E assim, suas soluções ou produtos podem melhorar os resultados de busca, e pasme, isso reduz o consumo de energia em seus data centers e o tempo do usuário. Não é fantástico? Podemos ir além, com cadeias de suprimentos automatizadas (AWS) e postagens de mídia social inteligente (Meta) que chamam a atenção”.

Trazendo a IA para as cadeias de produção, vemos que ela será um elo importantíssimo para ganhos de eficiência em tempo real, oportunizando uma integração entre produção, distribuição e estoque, reduzindo consideravelmente as perdas que fazem parte deste processo.

Aqui, vemos claramente que tecnologias como a inteligência artificial permitirão que a indústria e varejo andem de braços dados com um objetivo maioral, que é garantir o abastecimento e reduzir perdas. A busca por esse equilíbrio é uma constante provocação.

E qual a grande revolução para o consumidor? O relacionamento com o cliente é para onde todos virarão os seus canhões. O “petróleo” dos dias de hoje é a atenção. E nesse palco, usando a inteligência artificial como o seu grande guru, o marketing será o ator principal e o grande catalisador dos negócios.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken cria plataforma de “match” entre gamers

Próxima Postagem

Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

Swarovski lança reposicionamento global em pop-up no Rio de Janeiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.