Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a gamificação pode ajudar na fidelização da sua marca

Episódio 4: Conhecendo como posso usar a gamificação para aproximar o cliente da minha marca

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
26 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como a gamificação pode ajudar na fidelização da sua marca

Neste quarto episódio da série “Gamificação funciona e traz resultados”, vou explorar um tema de grande relevância nas mesas de reuniões e nos planejamentos de marketing, que é como melhorar a relação dos clientes com as marcas.

Quando pensamos em planejamento, automaticamente associamos à busca por receitas e estratégias para aumentar o faturamento e o crescimento. E, indubitavelmente, o crescimento está relacionado a vendas, que, por sua vez, estão relacionadas aos clientes. Chegamos, então, ao ponto: precisamos que os clientes comprem mais. O que devemos fazer para que isso aconteça?

São muitas as respostas óbvias, como a análise do nosso produto, preço, posicionamento de mercado, distribuição e muitos outros. No entanto, neste artigo, vamos abordar como podemos impactar e fidelizar os nossos clientes, incentivando mais vendas e fazendo com que a nossa marca seja a sua preferida e sempre lembrada.

Tarefa difícil essa, mas é aqui que entra a gamificação. Ela consegue aproximar os clientes da marca porque entrega uma experiência divertida, interativa, inovadora e estimulante e, com isso, consegue engajamento e fidelidade.

Na prática, como essa aproximação acontece?

  • Com a oferta de recompensas: as pessoas adoram ganhar algo ao atingir uma meta. Pode ser uma meta de compras, uma dinâmica de jogos, a participação em uma pesquisa — há muitas formas de vincular um prêmio a uma atividade. O importante é que essa relação de jogar, competir e ganhar estimula e engaja, favorecendo a conexão do cliente com a marca e, como consequência natural, o aumento das vendas.
  • Com a criação de jogos e desafios com missões atrativas: o jogo sempre foi e continuará sendo uma fonte de prazer e de entretenimento. É comum ouvir que as crianças aprendem brincando e jogando. O princípio é o mesmo aqui: desenvolver uma conexão com a marca e aumentar o tempo de exposição do cliente aos produtos, pois essa exposição gera desejo de compra e, consequentemente, vendas.
  • Com as competições: ao competir por pontos, rankings ou prêmios, clientes interagem mais com a marca, aumentam sua frequência de participação e criam uma conexão emocional com a empresa. Além disso, a sensação de conquista fortalece o vínculo com a marca, tornando a experiência mais memorável e incentivando a fidelização.
  • Criando um senso de urgência: criar pontos, recompensas ou oportunidades de selos que podem expirar incentiva os clientes a tomarem decisões cruciais rapidamente. Essa limitação de tempo gera um impulso de ação, aumentando a taxa de engajamento e a fidelização.
  • Com a personalização da experiência: sistemas de gamificação podem ser personalizados para atender diferentes perfis de clientes, oferecendo desafios, recompensas e interações que se alinham aos interesses individuais. Essa abordagem cria um vínculo emocional mais forte, pois o cliente sente que a marca o compreende e valoriza suas preferências.

O principal objetivo da gamificação é servir como uma ponte de conexão, por meio do magnetismo dos jogos, para aumentar o engajamento entre a marca e o cliente. A recompensa é fundamental, pois é a principal ferramenta de impulso para que essa experiência seja virtuosa ao final.

A gamificação claramente pode aumentar o engajamento dos clientes, aumentar as taxas de conversão, tornar a marca mais memorável e agradável, cultivar a fidelidade à marca e proporcionar bons resultados. Ao transformar interações em experiências envolventes e recompensadoras, a gamificação posiciona a marca de forma estratégica e diferenciada no mercado.

Ela é muito versátil e pode ser facilmente adaptada e desenvolvida de acordo com as necessidades da marca e do público ao qual será destinada. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Netshoes aposta no varejo físico e inaugura primeiro outlet em São Paulo

Próxima Postagem

Cinco dos 10 maiores e-commerces do Brasil são asiáticos

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Cinco dos 10 maiores e-commerces do Brasil são asiáticos

Cinco dos 10 maiores e-commerces do Brasil são asiáticos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.